Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 244 - de 15 a 21 de março de 2004
Leia nessa edição
Capa
A propósito do Araguaia
Livro: saúde reprodutiva
Pesquisa :carne-de-sol
Metanol e diesel: medida certa
Geociências: viajando no tempo
Pochmann: meta de emprego
Jovens: transtornos mentais
Saúde: esquistossomose
Meio ambiente e biossegurança
Livro: ciências exatas
Unicamp na mídia
Painel da semanal
Oportunidades
Teses da semana
Metodologia: descarte de pneus
Fotografia: floresta urbana
 

10

Unicamp na mídia

FOLHA DE S. PAULO
9 de março - Os leitores brasileiros de ciências sociais estão diante de uma “dádiva”. Um breve seminário a ser realizado amanhã e quinta-feira em São Paulo marca a reedição no país de um dos livros centrais das humanidades na segunda metade do século 20, “Sociologia e Antropologia”, de Marcel Mauss. Outros dois “estranhos no ninho” antropológico completam a mesa: Heloisa Pontes, da Unicamp, que vai discutir os ensaios de Mauss sobre o corpo, e o artista Arthur Omar (“tudo o que faço é também uma certa antropologia”, diz o autor do livro “Antropologia da Face Gloriosa”).

8 de março - Quando o assunto é autonomia universitária em gestão financeira, a voz da experiência vem do Estado de São Paulo e pode servir de exemplo para o projeto de reforma que o governo federal pretende implementar para as instituições federais até novembro deste ano. Após 15 anos, os reitores da USP (Universidade de São Paulo), da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Unicamp são unânimes na hora de apresentar um balanço da experiência: para eles, a autonomia foi altamente positiva para essas instituições.

O GLOBO
8 de março - A política econômica mergulhou numa encruzilhada após a divulgação da queda de 0,2% do PIB em 2003. As pressões por mudanças, de dentro e de fora do governo, aumentaram ao longo da última semana. Para o diretor do Departamento de Conjuntura Econômica da Unicamp, Ricardo Carneiro, a economia acaba direcionada para o pagamento de juros e mesmo assim o governo não consegue estancar o endividamento.

O ESTADO DE S. PAULO
9 de março - Os aprovados na terceira lista da Unicamp devem se matricular hoje, das 9 às 12 horas, no campus da instituição. A quarta chamada sairá no dia 24. Os aprovados da Fuvest precisam confirmar suas matrículas amanhã e quinta-feira nas unidades. A próxima lista sairá no dia 19 e terá apenas nomes dos que manifestaram interesse pelas vagas, nos dias 15 e 16.

CORREIO POPULAR
9 de março - De olho em um segmento promissor, que emprega 500 mil pessoas e deverá gerar 25 mil novos postos de trabalho no decorrer deste ano, o mercado brasileiro de Call Center começa a voltar suas atenções para a profissionalização da mão-de-obra. Depois de uma experiência de dois anos em Campinas, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC ) da Unicamp selou parceria com a empresa TMS Call Center para a criação do primeiro curso de pós-graduação em Administração de Call Center na cidade de São Paulo.

8 de março - Desde que as mulheres decidiram sair de casa em busca de um lugar ao sol, a partir da década de 60, muitos paradigmas desmoronaram. As mulheres lutam para que suas necessidades sejam supridas. Numa lista reduzida estão creches, contracepção, igualdade salarial e combate à violência doméstica. Estudo do professor Cláudio Salvadori Dedecca, do Instituto de Economia da Unicamp, divulgado pela assessoria de imprensa da instituição de ensino, revela que a brasileira inserida no mercado de trabalho realiza, em média, 62 horas semanais.

8 de março - O novo secretário de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Cylon Gonçalves da Silva, está em Campinas hoje, participando do projeto “Um Balanço das Ciências no Século XX”, realizado pela CPFL. Cylon Silva falará às 19h sobre Revolução Nanotecnológica, em palestra aberta ao público. A nanotecnologia é chamada de ciência do “muito pequeno”. Um nanômetro é 1 milhão de vezes menor que um milímetro, o que é tão inimaginável para os simples mortais quanto as distâncias em milhões de anos-luz que dominam o universo. Cylon é também professor emérito da Unicamp e consultor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.

 

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP