ANO XVII - 09 a 15 de dezembro de 2002 - Edição 201
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Enquete
Unicamp
Assine o JU
5
Capa
Comentário
Saúde
Terabits
Revolução
PNAE
Adesão
Painel da Semana

Referência
Vida Univesitária
Governo do Estado
Patentes
Parcerias e investimentos
Gel Anticoncepcional
Prêmio Internacional
Oportunidades

Energia
Jazz em Cuba
Teses
Memória afetiva
Unicamp na mídia
Oswald de Andrade

Vida Universitária

Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação - O professor Hugo Hernández Figueroa foi recentemente eleito membro da Academia de Eletromagnetismo em reconhecimento "a excelência das suas pesquisas e suas contribuições na área de Eletromagnetismo e as suas várias aplicações". Trata-se de uma distinção de nível internacional e o professor da FEEC é o primeiro latino-americano a tornar-se membro da Academia, sediada em Massachusetts Institute of Technology (MIT). A Academia de Eletromagnetismo patrocina várias publicações, conferências e workshops, incluindo o evento Progress In eletromagnetics Research Symposium, realizado em várias cidades do mundo. Mais informações hugo@dmo.fee.unicamp.br.

Centro Biologia Molecular e Engenharia Genética - A pesquisadora Edi Sartorato recebeu o prêmio Fiocruz EMS-Sigma Pharma pelo trabalho "Aplicações das técnicas de biologia molecular no diagnóstico etiológico da surdez", financiado pela Fapesp e iniciado em 1999. Em sua pesquisa Edi apresenta um teste para detectar surdez genética. Outros detalhes pelo telefone 3788-1147.

Instituto de Química - Pesquisa realizada no Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES) ganhou o prêmio "Best Poster" no Materials Chemistry Forum, da Royal Society of Chemistry, em Madrid (Espanha). O trabalho "Microstructural control of inorganic materials via latex spheres or emulsion templating and preparation of macroporous inorganic materials/semiconductor composites", mostrou ser possível, através da combinação do uso de "moldes" de esferas de látex ou emulsões, com o processo sol-gel, a obtenção/controle da porosidade de materiais macroporosos de SiO2 e TiO2 "síntese moldada". Os resultados obtidos fazem parte da tese de doutoramento de Carla Veríssimo, financiada pela Fapesp e sob a supervisão do professor Oswaldo Luiz Alves. A extensão deste projeto de "síntese moldada" está sendo realizada com financiamento do Instituto do Milênio de Materiais Complexos - sediado no Instituto de Química da Unicamp. Patente contendo aplicações destes materiais está sendo finalizada para depósito. Outras informações: no site

Faculdade de Engenharia Química - Luciana Saliba Moussa, aluna de mestrado, recebeu o prêmio Repsol de Excelência Acadêmica 2001 na categoria pós-graduação. Seu trabalho, "Análise Termodinâmica de Colunas de Destilação visando à Otimização", tem como orientador o professor Roger Josef Zemp. A entrega do prêmio ocorreu em novembro último. Contatos: lu_samo@terra.com.br.