Notícias

Parceria Proec e HC vai levar arte, música, workshops e atividades físicas para dentro do hospital

‘Uma ponte para novas conexões’ pretende promover o bem-estar dos pacientes e dos colaboradores nos próximos meses

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp acabam de lançar o projeto HC Extensionando: Uma ponte para novas conexões. Por meio de exposições, oficinas e intervenções artísticas, música, dança, workshops, atividades físicas e outras ações, pretende-se promover o bem-estar dos pacientes, dos colaboradores e da comunidade do hospital nos próximos meses.

Veja o vídeo de abertura do projeto:

“O HC é um palco inexplorado. Temos muita coisa com que podemos contribuir para trazer um olhar mais delicado e humano para o atendimento. Ações como essas geram um ambiente de descompressão, cuidado e atenção. Vamos buscar mais projetos para criar um caldeirão de multiplicidade e crescimento intelectual dentro de nosso hospital”, disse a superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, destacou que a Proec tem a seu lado a comunidade discente da Unicamp, que é composta por mais de seis mil potenciais colaboradores, além dos conteúdos das unidades que compõem e apoiam a Proec em suas ações internas e externas. “Queremos trazer a comunidade externa para dentro do hospital e criar uma experiência de pertencimento. Queremos que todos se envolvam de cabeça e coração nas atividades e que o hospital tenha espaços visitáveis”, revelou Coelho.

Uma das etapas do projeto consiste em espalhar, pelo hospital, reproduções de obras de arte do Museu de Artes Visuais (MAV) da Unicamp. O MAV tem um acervo cerca de mil obras que foram doadas pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Sylvia Helena Furegatti, professora do IA e diretora do MAV, visitou o hospital para avaliar os locais onde as obras de arte poderão ficar expostas. “A ideia é trabalhar com artistas locais, especialmente doutorandos e pós-doutorandos do IA”, destacou Sylvia.

Ecobrinquedoteca

Uma das primeiras atividades já programadas em parceria com a ONG Ecobrinquedoteca é a revitalização do Espaço Brincar, localizado no quarto andar da pediatria do hospital. O Espaço Brincar será inserido como ponto de extensão na formação de ecobrinquedistas, que acontece no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (Imecc) da Unicamp.

Veja aqui como se inscrever no curso em parceria com a Proec e participar dessa ação de extensão que beneficiará as crianças internadas no HC da Unicamp.

Matéria originalmente publicada no site do HC da Unicamp.