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Unicamp e núcleo da Nasa promovem atividade educativa em Campinas

Estudantes da rede municipal aprenderam sobre missões espaciais, foguetes e espaço sideral no evento Space Day, realizado na sede da Comvest

Incentivar e despertar nas crianças o interesse por ciência, engenharia e tecnologia foi o objetivo do Space Day (dia do espaço, em tradução livre), iniciativa da Academia Internacional do Centro Espacial Kennedy (KSCIA, na sigla em inglês) — núcleo educacional da agência espacial norte-americana (Nasa) — promovida para estudantes da rede municipal de ensino de Campinas na Unicamp. Realizado na sede da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) na última sexta-feira (26), o evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e do Museu Exploratório de Ciências, além da colaboração da Fundação Michaelis, do portal de notícias espaciais 321 Go Space e da AWS, a divisão de serviços em nuvem da Amazon.

A imersão e espírito lúdico do Space Day levou os jovens a conhecer objetos que integraram missões espaciais da Nasa. Os participantes também conferiram a exposição de um mapa gigante de Marte, o lançamento de foguetes de papel e puderam conversar com especialistas convidados.

Estudantes no Space Day
Aprendizado sobre missões espaciais e a dinâmica fora da Terra foram temas debatidos com os alunos

Entre os destaques ligados à KSCIA estiveram presentes Jefferson Michaelis, especialista em pesquisas de exploração espacial, Michael Lester, que já atuou no setor de transferência de tecnologia da Nasa e José Carlos Filho, gerente da divisão latino-americana do núcleo. A atividade também contou com a presença de Ernesto Kemp, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e diretor do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp entre 2013 e 2017.

“Esse é um evento que começou como um projeto-piloto. Logo após a pandemia, passamos a visualizar como o espaço poderia ser uma referência para todos. Nos Estados Unidos, a gente brinca: ‘Space is available for everyone’ [o espaço está ao alcance de todos, em tradução livre]”, disse Michaelis, entusiasmado com o potencial dos jovens brasileiros em relação ao estudo do espaço. “Estamos recebendo de 50 a 70 estudantes por hora, 90% deles estão, pela primeira vez, tendo contato com pessoas que trabalham com o espaço.”

Estudantes na Comvest
Evento foi realizado na sede da Comvest da Unicamp

Carlos Filho, um dos primeiros de fora dos Estados Unidos a integrar a KSCIA, destaca como eventos itinerantes com parceiros como a Unicamp podem promover o interesse pela ciência principalmente em crianças. “Conseguimos falar um pouquinho de espaço, de ciência, de tecnologia”, afirmou. “Nosso propósito é disseminar a ciência, a exploração espacial e mostrar que esse universo está em alta de novo hoje. É o principal intuito, mostrar que existe esse universo e que eles podem fazer parte também.”

O Museu Exploratório de Ciências foi uma das entidades que apoiou ativamente o Space Day, levando colaboradores e especialistas para as apresentações. O museu, uma entidade educativa, de difusão e de disseminação científica, tem como missão estimular a curiosidade sobre o mundo e seus fenômenos, enquanto promove uma postura autônoma e criativa na busca pelo conhecimento científico.

Kemp compartilhou sua visão sobre a iniciativa.“ É muito interessante divulgar esse tipo de ciência do espaço. Nós fomos procurados pelo pessoal do Space Day, eles já tinham feito um evento grande em Campinas chamado Science Days. Nesse evento, durante vários dias, apresentaram a ciência do espaço por meio de uma exibição de objetos e da realização de atividades com a mão na massa”, afirmou. “Hoje em dia o espaço é uma realidade que está aberta e que tem impactos econômicos e sociais. E essa grande discussão precisa envolver todos, todo mundo. Não são cinco governos que precisam discutir isso. É a população do planeta inteiro.”

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