Ana Frattini substitui João Romano na Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp

Indicação da docente da Faculdade de Engenharia Química ao cargo foi aprovada pelo Conselho Universitário

O Conselho Universitário (Consu) aprovou, na tarde desta terça-feira (30), a indicação da engenheira química e professora Ana Frattini como Pró-Reitora de Pesquisa da Unicamp, substituindo o professor João Marcos Travassos Romano, que exerceu o cargo na Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) por três anos. O mandato vai até abril de 2025.

Frattini atuava como diretora executiva da Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp) desde 2021 e será substituída pelo professor Renato Lopes, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec). Formada e pós-graduada pela Unicamp, a docente da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) já foi diretora do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) e chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos. Também ocupou o cargo de consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ana Frattiti será a nova Pró-Reitora
Ana Frattiti é a nova Pró-Reitora de Pesquisa da Unicamp

“É uma satisfação enorme estar aqui, nesta posição”, disse a professora ao assumir o cargo, depois de já ter atuado como assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Agradecendo ao professor João Romano pelo trabalho executado na PRP, Frattini reforçou a manutenção do bom trabalho. “Se há alguma coisa ainda a concluir na PRP em relação ao seu legado, podem acreditar que vou tocar em frente”, garantiu.

“Sou amigo de longa data de Ana Frattini e a admiro como docente, pesquisadora e gestora, fico tranquilo com essa troca porque tenho certeza de que não haverá perda para a Pró-Reitoria”, afirma Romano, que também atua como diretor do BI0S (Brazilian Institute of Data Science), centro de pesquisa aplicada em inteligência artificial aprovado no âmbito do acordo de cooperação científica e tecnológica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp e doutorado pela Universidade Paris-XI (atual Paris-Saclay), Romano foi presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) de 2000 a 2004.

Professora Ana Frattini assume o cargo na Pró-Reitoria de Pesquisa até abril de 2025

Ao deixar o cargo, Romano agradeceu ao reitor Antonio José de Almeida Meirelles e a Maria Luiza Moretti, coordenadora-geral da Unicamp, por ter sido escolhido para a função. “Ser pró-reitor de pesquisa de uma instituição como a Unicamp foi uma honraria enorme”, disse.

“Quero agradecer muito ao professor João Romano pelo desempenho à frente da PRP, foi uma honra trabalhar com você”, afirmou a coordenadora-geral durante a cerimônia. Já o reitor reconheceu as contribuições de Romano para a gestão. “Queria agradecer muito ao João pela atuação conjunta ao longo dos últimos três anos, mas gostaria de lembrar que essa parceria é muito mais antiga; desde os tempos em que éramos diretores de unidade”, lembrou Antonio Meirelles. “Além disso, tenho de agradecer porque o João exerceu um papel muito importante na formulação do nosso programa e da nossa campanha.”