Jornal da Unicamp 187 - 26 de agosto a 1 de setembro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
10
Capa
Emprego público
Colesterol
Atletas
Macarrão
Música
Recursos Hídricos
Ditadura
Nepo
Na Imprensa
Nelson Pereira
Equipamentos
Prêmio
Vida Acadêmica
Fop
Surdez
Nelson Rodrigues
Aluna ganha prêmio internacional

NADIR PEINADO

Juliana Helena Costa Smetana, aluna do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, foi contemplada recentemente com o prêmio Goldman Saches Global Leaders 2002, em São Paulo. O programa, aberto apenas para alunos do segundo ano de todos os cursos universitários, foi promovido pela Associação Alumni, em parceria com a Goldman Sachs Foundation e com o Institute of International Education, New York, com a finalidade de reconhecer futuros líderes mundiais nas universidades, em termos de excelência acadêmica e potencial de liderança.

No Brasil, foram selecionadas quatro instituições: Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e a Fundação Getúlio Vargas. E os candidatos concorreram em suas próprias instituições de ensino, sendo avaliados mediante um questionário, em inglês, respondido via Internet, sobre a sua trajetória estudantil e temas variados. Tiveram, ainda, que redigir um ensaio opinativo sobre o maior desafio a ser enfrentado neste milênio pelos líderes mundiais.

Para a segunda fase, foram selecionados dois candidatos de cada instituição: na Unicamp, além de Juliana, Alysson Fernandes Mazoni, da Faculdade de Engenharia Mecânica, também foi classificado. Mas, coube à Juliana a primeira colocação, após se submeter a uma entrevista falando de seus objetivos pessoais.

Aos primeiros colocados de cada universidade, foram concedidos prêmio em dinheiro e uma viagem a New York.

Trajetória – Aos 18 anos, Juliana, que pretende ser bioquímica e neurofisiologista, trabalha com afinco em projeto de iniciação científica, financiado pelo CNPq, orientado pelo professor Carlos Bonafé.

Juliana sempre obteve ótimas notas na vida escolar. Prova disso, é que foi aprovada no Vestibular Unicamp 2000 como "treineira", para biologia, tendo sua redação publicada no livro Redações do Vestibular Unicamp/2000. Em 2001, prestou novamente o vestibular da Universidade, ficando classificada em primeiro lugar no curso de biologia. Na Fuvest, ela alcançou o 15º lugar no cômputo geral.