Leia nesta edição
Capa
Monteiro Lobato
Cartas
Educação física cidadã
Educação acolhedora
Engenharia Elétrica
Mandarim 16 e 17
Mulher na propaganda
Grandes varejistas
Congelamento do pão francês
Esgoto do Atibaia
História de Paulínia
Painel da semana
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Livro da semana
Unicamp na mídia
Portal da Unicamp
História das Guerras
Auto-retrato
 

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De povoado a maior pólo petroquímico da América do Sul

Educadoras contam
a história de Paulínia

(Foto: Divulgaçãoi)Mestres em Educação pela Unicamp, Meire Terezinha Müller e Maria das Dores Soares Maziero contam o nascimento e a evolução de Paulínia, cidade emancipada de Campinas em 1964 e logo transformada no maior pólo petroquímico da América do Sul, no livro Paulínia: História e Memória, dos trilhos da Carril às chamas do progresso (Editora Komedi). Apoiadas em farta documentação, pesquisas e entrevistas, elas escrevem a história da cidade desde os seus primórdios, quando foram concedidas sesmarias em terras na região de Paulínia, até os dias de hoje. Com rigor científico e sensibilidade, cobrem um período de mais de 200 anos, destacando os fatos mais significativos e os valores e o modo como as pessoas viviam e agiam em épocas passadas. Tendo recebido edição bilíngüe (português e inglês) e rica ilustração com fotos, a publicação pode ser colocada entre os livros de arte.

Meire Muller e Maria das Dores Soares, que também são, respectivamente, diretora e professora da Universidade São Marcos (campus de Paulínia), estruturaram a obra com os seguintes temas: Plantações e capelas; Italianiza-se o sertão; Um trem transporta o futuro; De distrito a município: os caminhos da emancipação; Impacto da refinaria na vida da população; Um olhar para o novo milênio: A questão ambiental e Acontecências: de retalhos também se forma o tecido da história. As autoras focalizam a próspera Fazenda São Bento, marco inicial do povoamento que surgiria em torno da capela dedicada ao santo e que cresceria lentamente, sob a influência dos imigrantes italianos que vieram substituir a mão-de-obra escrava nas lavouras.

A Carril Agrícola Funilense, oficialmente inaugurada em 1899, ligou a então Vila de José Paulino a Campinas. O trem rompeu o isolamento da população e causou impacto tão grande na vida de cada habitante que somente encontraria paralelo quando, décadas mais tarde, já emancipada, a cidade abrigou a refinaria de petróleo. E, com ela, um novo e intenso surto migratório, principalmente de brasileiros de outros estados, e os impactos da industrialização acelerada.

SERVIÇO

Paulínia: História e Memória, dos trilhos da Carril às chamas do progresso
Meire Terezinha Müller e Maria das Dores Soares Maziero
Editora Komedi
Formato 21cm x 30cm
128 páginas – Preço: R$ 35,00

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