Leia nesta edição
Capa
Monteiro Lobato
Cartas
Educação física cidadã
Educação acolhedora
Engenharia Elétrica
Mandarim 16 e 17
Mulher na propaganda
Grandes varejistas
Congelamento do pão francês
Esgoto do Atibaia
História de Paulínia
Painel da semana
Teses
Livro da semana
Unicamp na mídia
Portal da Unicamp
História das Guerras
Auto-retrato
 


8


Surge um método simples
para congelar pão francês

RAQUEL DO CARMO SANTOS


A engenheira de alimentos Eliza Mami Ota: encontrando a melhor temperatura e velocidade de congelamento (Fotos: Antoninho Perri/Divulgação)O pãozinho francês, obrigatório no café da manhã dos brasileiros, já pode ser congelado e permanecer fresquinho por até oito dias. A técnica desenvolvida nos laboratórios da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp consiste em congelar o pão pré-assado, buscando a melhor temperatura e a velocidade do ar de congelamento de forma a não interferir em suas características sensoriais. O método que está sendo disponibilizado para panificadoras pode amenizar o ritmo de trabalho dos padeiros, obrigados a iniciar a produção de madrugada para atender aos consumidores logo pela manhã, permitir a oferta do pão quente a todo momento e ainda aumentar a rentabilidade do estabelecimento, visto que se pode vender o pão-assado congelado para ser estocado em casa.

Segundo a autora da pesquisa, a engenheira de alimentos Eliza Mami Ota, o congelamento doméstico do pão francês não garante a mesma maciez, volume e aparência do produto feito na hora. “Quando compramos o pão e congelamos, podemos observar que no descongelamento ele fica menor, ressecado e com manchas brancas. Com esta técnica inovadora, mas de simples manipulação, o produto conserva as características de umidade, volume e textura com apenas cinco minutos de forneamento”, argumenta. A temperatura ideal, segundo ela, varia de 14,5 a 21 graus negativos, e a velocidade de congelamento de 3,5 a 6 metros por segundo.

Para dar maior sustentação à sua dissertação de mestrado (Influências das variáveis de processo de congelamento na qualidade final de pão tipo francês pré-assado) orientada pelo professor Vivaldo Silveira Junior, Eliza Ota realizou análise sensorial com 40 provadores, obtendo da grande maioria a aprovação do pãozinho pré-assado e congelado produzido totalmente em laboratório.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP