Encontre respostas para suas dúvidas na Cartilha para o Convívio Seguro

Desde o início da elaboração do Plano de Retomada Parcial e Gradual das atividades presenciais na Unicamp, a comunidade universitária conta com uma grande aliada para a difusão de informações e esclarecimentos. A Cartilha para o Convívio Seguro reúne conteúdos importantes para que servidores e estudantes conheçam detalhes sobre as etapas da retomada, cuidados que vêm sendo adotados e orientações de como proceder em cada fase, além dos canais de comunicação disponíveis para tirar dúvidas. 

Quais conteúdos posso encontrar na cartilha?
A Cartilha organiza informações importantes que explicam os cuidados que todos, servidores, professores e alunos, deverão tomar ao longo do processo de retomada parcial e gradual. Ela orienta a respeito do uso de espaços comuns dos campi, condutas necessárias de higiene e distanciamento social, como algumas rotinas e procedimentos deverão ser adaptados, entre outros conteúdos. Na página da cartilha você também confere informações sobre testes e atendimentos prestados pelo Cecom e ainda acessa na íntegra a resolução que orienta a retomada parcial e gradual e todo o plano de retorno. 

Para quem ela é útil?
Para todas as pessoas que frequentam os campi da Unicamp, especialmente servidores e estudantes. As seções são divididas de acordo com cada público e as orientações comuns a todos, como dicas para circulação nos espaços do campus e funcionamento de bibliotecas, estão em destaque.

Por que é importante ler e compartilhar as informações da cartilha?
São várias as razões, mas em primeiro lugar porque é fundamental que todos estejam bem informados para que o processo de retomada parcial e gradual ocorra de forma segura. Além de manter cuidados como higiene, distanciamento social e uso de máscaras, compartilhar informações corretas também é nosso dever no combate ao coronavírus. Também é interessante conferir a cartilha porque ela responde a várias dúvidas que podem surgir neste momento. Por isso, quando alguma questão surgir, dê uma olhada na cartilha. Ela foi feita com muito cuidado para você!

Sou servidor. Quais informações úteis encontro na cartilha?
Várias informações estão disponíveis aos servidores. Além das recomendações úteis a todos nos campi, como regras de conduta em espaços comuns da universidade, a cartilha orienta para os procedimentos recomendados no atendimento ao público, no recebimento e entrega de materiais, no descarte de resíduos comuns e também de equipamentos de proteção individuais (EPIs). Você também pode conferir o funcionamento de serviços úteis, como o transporte fretado. 

Sou estudante. Quais informações úteis encontro na cartilha?
Além de regras obrigatórias para o convívio em espaços comuns dos campi, você pode conferir recomendações para o uso de salas de aula e laboratórios. Tem inclusive uma calculadora especial que aponta o número máximo de alunos que podem estar em uma sala de aula de acordo com as dimensões do espaço. Na cartilha você também encontra orientações de como vão funcionar serviços como o atendimento das bibliotecas e dos restaurantes universitários. Outra seção importante para os alunos contém orientações para o convívio seguro na moradia estudantil, com dicas de como manter a segurança em áreas comuns do local e cuidados com compras, entregas e circulação de moradores que chegam da rua. 

Quero saber como vão funcionar serviços como transporte fretado, restaurantes universitários e bibliotecas. Onde encontro essas informações?
Cada um desses temas conta com seções especiais na página da cartilha. Esses serviços serão retomados de forma proporcional ao aumento no número de pessoas nos campi. Entretanto, é importante saber que, por enquanto, não será possível que eles voltem a ser oferecidos com sua capacidade total e funcionem em período integral. Isso porque é necessário preservar a sua saúde e a saúde dos profissionais que atuam nesses órgãos. 

Tenho dúvidas sobre o funcionamento do CECI/DeDIC. Essas informações estão disponíveis na cartilha?
Estão sim. Por ser uma unidade com público muito variado, a análise de como o retorno das atividades da DeDIC ocorrerá está sendo feita de forma muito criteriosa. No momento, a previsão é que o retorno parcial e gradual tenha início no terceiro período do plano, em 16 de novembro. Entretanto, o plano pode sofrer alterações conforme a evolução da pandemia e também de acordo com as demandas que forem sendo identificadas dentro da própria Unicamp. Acompanhe as informações divulgadas no Portal Unicamp e na página da cartilha para saber as novidades. 

Acho que estou com algum sintoma da Covid-19. A cartilha pode me ajudar?
Com certeza. Nela você tem acesso a informações sobre os principais sintomas da Covid-19 e sobre o coronavírus, os cuidados necessários para que você se previna e evite a transmissão para outras pessoas e também como funcionam os atendimentos prestados pelo Cecom. Procure o Cecom assim que apresentar algum dos principais sintomas, como febre, tosse, falta de ar, perda de paladar ou olfato. Lá, você passará por uma avaliação de risco, consulta médica e testagem. Dependendo da avaliação feita, você será encaminhado para ficar em afastamento domiciliar ou para atendimento em unidades de urgência. O Cecom também mantém um monitoramento remoto dos casos, por telefone, para saber como está a evolução da saúde dos pacientes. 

Conferi todo o conteúdo da cartilha, mas ainda tenho dúvidas. O que posso fazer?
Em primeiro lugar, parabéns! Você já está bem informado e fará a diferença nesse processo que depende da colaboração de todos. É natural que novas questões surjam nesse período e sua contribuição será importante para que todas sejam esclarecidas. Os canais de comunicação estão abertos para dúvidas e sugestões. Entre em contato com a gente pelo e-mail retomada.covid19@unicamp.br ou então ligue para (19) 3521-9030/9021/9029 no período de 7h às 17h30. Não se esqueça de que é importante manter contato com a direção de sua unidade, chefia, coordenação ou orientador para tirar dúvidas mais específicas que digam respeito a você ou a sua unidade/setor/departamento. 
 

Imagem de capa

foto mostra alunos sentados em um banco da praça do ciclo básico tocando violão
Publicação está disponível online e contém orientações importantes para retomada parcial e gradual