Busca no Clipping

Agência FAPESP

Uma plataforma capaz de diagnosticar diversos tipos de doenças, com alto índice de precisão, por meio de marcadores metabólicos encontrados no sangue de pacientes foi desenvolvida por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Correio Popular

Paulínia se tornou a primeira cidade a fechar parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a contar com o projeto UniverslDADE. A cerimônia que selou a parceria entre a Prefeitura e a universidade aconteceu na última segunda-feira, quando o documento de convênio para a vinda do programa foi assinado, e contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, além de outras autoridades municipais e da faculdade.

G1

A Unicamp realiza neste sábado (19), a 14ª edição do "Unicamp de Portas Abertas (UPA)", que permite aos estudantes do ensino médio conhecer sobre os cursos de graduação oferecidos na instituição em Campinas (SP). O evento, que começa às 9h e vai até 17h, conta com palestras e atividades de todos os institutos da universidade, incluindo também as escolas técnicas Cotuca e Cotil.

Folha de S.Paulo

Pensar políticas públicas é a proposta do livro "Brasil: o futuro que queremos", organizado pelo historiador e professor da Unicamp Jaime Pinsky, que será lançado na terça (22) pela editora Contexto com apoio da Folha.

IstoÉ

Ana Luisa da Costa Vieira, medalha de ouro na OBA 2016 e campeã da Mostra Brasileira de Foguetes no mesmo ano, está no segundo ano de graduação em física na Universidade de Campinas (Unicamp). Ela pensa em trabalhar com pesquisa e radioterapia em hospitais. Não abandonou, porém, o sonho de ser astronauta. “Quando você vai para a física médica, não precisa abandonar o sonho. Porque se eu trabalhar com biofísica, é bem ampla essa parte da astrobiologia”, disse. Atualmente, ela é coordenadora de aerodinâmica da equipe de foguetes da Unicamp.

Agência FAPESP

Um grupo de pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Estadual de Campinas (Nipe-Unicamp) dedicou os últimos cinco anos a estudar por que o modelo adotado no Brasil não teve o mesmo sucesso em outras nações de clima tropical e quais seriam as condições necessárias para que a América Latina e a África consigam ampliar a produção de bioenergia. O projeto foi apoiado pela FAPESP, no âmbito do Programa BIOEN.

Tribuna Liberal

Para discutir as causas e consequências do (luxo migratório internacional na região, os prefeitos receberam o Atlas Temático “Observatório das Migrações em São Paulo", desenvolvido pela Unicamp e Fapesp. O trabalho foi apresentado pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e pela professora Rosana Baeninger, presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Melo, criada com objetivo de produção de conhecimento sobre o tema dos refugiados e o debate para desenvolvimento de políticas públicas voltadas a essa população.

O Imparcial

Inspirada pela teatralidade do ator na rua, a Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A partir do olhar apurado de atores egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, o grupo passou a investigar as manifestações populares do Brasil.

Amazônia.org

Bruno Puga é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Destak

Em meio a este cenário, estudo divulgado pela Unicamp traz um alerta. Realizado pelo economista ecológico Bruno Peregrina Puga, o documento aponta que o estado de São Paulo deixou de aproveitar a oportunidade de combater a crise hídrica com soluções efetivas para a gestão da água. Segundo o pesquisador, a crise hídrica se transformou em problema permanente por falta de mudança nas políticas governamentais.

Digoreste Notícias

Anos atrás, a ciência atribuía a cárie exclusivamente aos micro-organismos. Mas tem outro vilão nessa história, o açúcar dos alimentos. “As bactérias estão na boca de todo mundo. Mas o açúcar, além de ser transformado em ácido por elas, seleciona aqueles exemplares com maior habilidade para esse processo”, explica o dentista Jaime Cury, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

IstoÉ

Durante o evento, será lançado o “Projeto Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil Diante de Inovações Disruptivas”, iniciativa da CNI e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com execução técnica dos institutos de economia das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual de Campinas (Unicamp).

Planeta Universitário

Uma plataforma capaz de diagnosticar diversos tipos de doenças, com alto índice de precisão, por meio de marcadores metabólicos encontrados no sangue de pacientes foi desenvolvida por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A Cidade On

Em Campinas a sexta-feira terá sol com aumento de nuvens e possíveis pancadas rápidas e isoladas à tarde, na região. Segundo a previsão do Cepagri da Unicamp, a temperatura máxima prevista para esta sexta-feira será de 26ºC.

UOL

Durante o evento, será lançado o "Projeto Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil Diante de Inovações Disruptivas", iniciativa da CNI e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com execução técnica dos institutos de economia das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual de Campinas (Unicamp).

Correio Popular

Além disso, no domingo, as máximas podem chegar a 18°C. Segundo a meteorologista do Cepagri, da Unicamp, Ana Ávila, essa queda de temperatura acontece devido à chegada de uma frente fria mais forte. “A frente fria polar deve chegar à região este final de semana, o que justifica as temperaturas mais frias nos próximos dias”, explica a meteorologista.

Agência FAPESP

“Em breve teremos dados de uma população referência de Ribeirão Preto, onde amostras de 50 indivíduos estão sendo sequenciadas por colaboradores da Universidade de São Paulo (USP), e também da capital paulista, onde uma equipe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está coletando amostras de 50 voluntários”, contou Iscia Lopes-Cendes, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp) e membro do Comitê Diretivo da BIPMed.

Correio Popular

A comunidade haitiana em Campinas começou a ser formada em agosto de 2011, quando 45 jovens haitianos vieram para Campinas para estudar na Unicamp através do Programa Pró-Haiti. No ano seguinte, outros quatro haitianos chegaram à cidade graças ao Programa Missão de Paz. Hoje a comunidade já soma cerca de 1,5 mil haitianos distribuídos em Campinas, Americana, Sumaré, Nova Odessa, Paulínia e Hortolândia. Somente em Campinas, são entre 800 e 900 haitianos.

Correio Popular

O frio, que já estava dando as caras desde o começo desta semana, agora vai chegar com mais força. Segundo previsões meteorológicas, a temperatura deve cair em torno de 10°C no final de semana, com mais frio previsto para domingo. Os casacos e cobertores mais pesados devem sair dos armários ainda esta semana, para não pegar ninguém desprevenido. Além disso, a previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri), da Unicamp, existe a possibilidade de chuvas na região.

Saúde! É vital

Sem neuras, quem gosta de espremer os cítricos só não deve cometer o pecado de coar e atirar no lixo algumas preciosidades. "Observamos que resíduos desprezados, como os bagaços de laranjas e limões, são fonte de cálcio, magnésio e contêm ferro e zinco", diz a engenheira de alimentos Joyce Siqueira Silva, que avaliou essa riqueza na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista. A cientista sugere, inclusive, o uso de cascas no preparo de bolos.