IdEA recebe presidente da Andifes para conferência sobre “A Crise da Universidade”

Autoria
Fotos
Edição de imagem

A Unicamp recebe nesta quarta-feira (9) o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, para uma conferência sobre a “A Crise da Universidade”. O evento integra a programação do ciclo “A Crise Brasileira”, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, e será realizado no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Graduado em Filosofia (1985), mestre em Ciências Sociais (1992) e doutor em Filosofia (1999), Salles tem ampla experiência na gestão universitária e produção acadêmica e é reitor da UFBA desde 2014. Em um momento de ataques ao ensino público universitário, corte de verbas e desprezo pela produção de conhecimento, Salles vai discutir a importância da mobilização universitária e do amplo debate sobre essas temáticas e sobre a defesa da autonomia e da diversidade desse modelo.

João Carlos Salles presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) entre 2002 e 2006 e atualmente é presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF). Ele também é membro do conselho editorial de mais de duas dezenas de periódicos e integra a Academia de Letras da Bahia e a Academia de Ciências da Bahia.

“A Crise Brasileira” é uma iniciativa que visa a trazer nomes importantes de distintas áreas do conhecimento para a Unicamp como forma de estimular a discussão de temas atuais em busca de diagnósticos e soluções para as diversas crises que afligem a vida do país. Mensalmente, o evento conta com a palestra de um ou dois especialistas, que abordarão temas relevantes com espaço para o debate com o público.
 

Luiz Gonzaga Belluzzo, professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp
Luiz Gonzaga Belluzzo, professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp

A primeira conferência ocorreu no dia 18 de setembro, com o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp, discorrendo sobre “A Crise da Economia”. Em sua palestra, Belluzzo discutiu como as transformações na economia global refletem diretamente no cenário brasileiro de estagnação, desindustrialização e ascensão do capital financeiro.

Durante a abertura do ciclo de conferências, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, destacou a importância de a Universidade estimular o debate sobre os problemas nacionais e buscar soluções. “Estamos em um momento em que precisamos diagnosticar, comentar e discutir as diferentes crises pelas quais estamos passando – que, infelizmente, parecem eternas – e propor saídas possíveis.”

Ao lado de Knobel, Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, lembrou nessa cerimônia da tradição da Unicamp em organizar grandes eventos para reflexão sobre os cenários político, econômico, social e cultural há mais de três décadas, como “Brasil Século XXI”, realizado em 1988 e 1989, e “Brasil: Memória Política”, em 1987, reunindo depoimentos de protagonistas da política no período de redemocratização, sob a coordenação do jornalista Paulo Markun. Ex-presidente da Fundação Padre Anchieta (2007-2010) e experiente profissional do jornalismo que atualmente se divide entre Portugal e Brasil, Markun será o mediador do ciclo “A Crise Brasileira” neste semestre.

xxx

Ainda para o segundo semestre estão confirmadas palestras do educador Mozart Neves Ramos (“Educação", em 23 de outubro) e do diplomata Rubens Ricupero (“Relações Internacionais”, em 6 de novembro). As inscrições para a conferência com o filósofo João Carlos Salles podem ser feitas no site do IdEA.

Ciclo de Conferências “A Crise Brasileira”
Conferencista: João Carlos Salles
Tema: “A Crise da Universidade”
Data: 9 de outubro de 2019
Horário: 10h
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp
Endereço: Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária, Campinas
Realização: Reitoria e Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp
Inscrições

 

LEIA MAIS
Belluzzo defende olhar crítico para crise brasileira que considere conjuntura externa

A Crise Brasileira - Convite de Carlos Vogt

Mais sobre o tema:
Entidades convidadas veem na assembleia um exemplo para o país
Comunidade acadêmica manifesta-se pelo fortalecimento da universidade pública
Assembleia da Unicamp reúne 8 mil e convoca sociedade para defender as universidades públicas
Em ato histórico, Unicamp aprova moção em defesa da ciência e da educação
Primeira assembleia extraordinária em 53 anos reúne comunidade em defesa da Ciência e da Educação
Reitor Marcelo Knobel dá início ao ato histórico em defesa da Ciência e da Educação
Com universidade sob ataque, presidente da Andifes defende esforço mais efetivo de comunicação
Carlos Vogt: "ataque à universidade é ideológico no pior sentido da expressão”
IdEA recebe presidente da Andifes para conferência sobre “A Crise da Universidade”
Unicamp convoca assembleia extraordinária em defesa da Ciência e Educação
 

Imagem de capa
João Carlos Salles,  presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal da Bahia

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”