Série de ações intensificam as colaborações com a Universidade do Porto

Representantes das duas instituições se reuniram em Campinas e iniciaram tratativas para a implementação de projetos nas áreas da cultura, da saúde e da educação física, além de programas de intercâmbio com docentes, estudantes e servidores

Fizeram parte da comitiva da universidade portuguesa, o reitor António Sousa Pereira, a vice-reitora de Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, Maria Joana de Carvalho, e a vice-reitora de Cultura e Museus, Fátima Vieira

Uma visita de dois dias encerrada nesta quarta-feira (17) deverá resultar em novos projetos colaborativos a serem implementados pela Unicamp e pela Universidade do Porto (Portugal). Representantes das duas instituições se reuniram em Campinas e iniciaram tratativas para a realização de uma série de ações em áreas distintas de pesquisa e para a implementação de projetos nas áreas da cultura, da saúde e da educação física, além de programas de intercâmbio com docentes, estudantes e servidores.

Em uma visita organizada pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri), o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu pela manhã o reitor da universidade portuguesa, António Sousa Pereira, sua vice-reitora de Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, Maria Joana de Carvalho, e sua vice-reitora de Cultura e Museus, Fátima Vieira.

Meirelles lembrou que a relação da Unicamp com a Universidade do Porto já é bastante  consolidada e  “muito significativa”. A ideia agora, segundo ele, é aprofundar a relação nas áreas em que já há projetos em andamento e abrir novas frentes de trabalho em outras áreas.

“Eles estão fazendo algo que guarda semelhança com o HIDS [HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável], ou seja, estão em processo de criação de um espaço que seja compartilhado com empresas e voltado exclusivamente para projetos de inovação”, revelou Meirelles. O HIDS, em desenvolvimento na Unicamp, abrange uma área de aproximadamente 11 milhões de metros quadrados, em Campinas, onde empresas de tecnologia e moradores comuns devem conviver harmoniosamente adotando soluções urbanísticas sustentáveis.

Segundo o reitor, há grandes chances de serem formalizados acordos de cotutela nas áreas onde já há colaboração, planos para a realização de um congresso na área de esportes e várias oportunidades de colaboração na área de extensão e cultura. “Vamos tentar também expandir acordos para as áreas da engenharia”, revelou Meirelles. “A Universidade do Porto tem uma tradição muito grande na história das universidades em Portugal”, ressaltou.

Para o reitor da Unicamp, a relação com a Universidade do Porto e com outras universidades portuguesas de destaque tem importância estratégica. “Essa constante aproximação com a Universidade do Porto e com outras universidades portuguesas tem uma importância estratégica tanto pelo vínculo histórico que une os dois países como também pelo fato de fortalecer a nossa interação com a União Europeia e a Inglaterra e ainda com os países de língua portuguesa na África”, explica Meirelles.

O reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira (à esquerda) e o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles: relação consolidade e significativa

O reitor português disse que as duas universidades têm acordos em estágios já avançados. E lembrou que estão em desenvolvimento projetos comuns nas mais variadas áreas, que equipes de pesquisa estão trabalhando juntas e que há um intercâmbio bastante ativo de professores. “Mas, como tudo na vida, essas relações precisam ser acarinhadas”, explicou. “Esse tipo de visita deve ser analisada a partir desse ponto de vista. A ideia é não deixar esfriar o relacionamento.”

“Nesta visita descobrimos, por exemplo, que a Unicamp tem um projeto de expansão do campus voltado para a inovação e para a atração de empresas. Estamos no Porto com um projeto exatamente igual e em um estágio semelhante de desenvolvimento. Portanto é sempre bom discutir, trocar ideias”, argumentou. “A Universidade do Porto e a Unicamp têm relações já de há muito tempo, mas que sofreram algum prejuízo durante o período da pandemia. Agora, nós queremos retomar esses acordos, aumentar a cooperação, e estou certa de que isso vai acontecer”, disse Carvalho.

Ainda em 2012, a Unicamp e a Universidade do Porto assinaram um convênio geral  que permitiu uma série de interações. De acordo com informações da Deri, entre os anos de 2014 e 2023, ao menos 65 alunos da Unicamp foram estudar na Universidade do Porto e 95 docentes realizaram algum tipo de atividade acadêmica na instituição europeia.

Uma das novas frentes de trabalho abriu-se agora com a assinatura de um convênio específico prevendo um programa de mobilidade estudantil em diversas áreas das engenharias – eletrônica e de computadores, elétrica, gestão industrial, civil, mecânica e ambiental, entre outras.

Na visita, os representantes da universidade portuguesa tiveram reuniões técnicas com docentes da Pró-Reitoria de Pesquisa, da Faculdade de Educação Física, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, do Instituto de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), da Deri e da Editora da Unicamp. “Nós consideramos a Universidade do Porto uma parceira estratégica nas nossas relações internacionais”, disse Alfredo Barbosa de Melo, professor assessor da Deri. Segundo ele, uma das intenções da visita é gerar programas de mobilidade docente, que podem ser o início de parcerias em projetos de pesquisa. Esses, por sua vez, podem levar a programas de mobilidade de estudantes.

Também estiveram na audiência, o chefe do Gabinete do Reitor, Paulo César Montagner, e o assistente de Cooperação Mundial da Deri, Daniel Cantinelli Sevillano.

Reitor da Universidade do Porto conhece Inova Unicamp em viagem ao Brasil