Estudantes vencem concurso para criar identidade visual da loja da Unicamp

Lançamento da marca Luni contou com a presença do reitor e de um dos idealizadores do novo nome

Victor Wu, que concebeu o nome 'Luni', ao lado do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, da
Victor Wu, responsável por conceber o nome da marca da nova loja oficial da Unicamp, ao lado do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, Maria Luiza Moretti, coordenadora-geral da Universidade, e Orival Andries Júnior, diretor-executivo da fundação

Dois estudantes da Unicamp, um da graduação e outro da pós-graduação, venceram um concurso para a escolha do logotipo e do nome da nova loja oficial da Unicamp, antes conhecida como Loja da Casa. A marca foi renomeada para Luni – Loja Oficial Unicamp. O lançamento foi realizado no dia 25 de abril, na Casa do Professor Visitante.

O concurso recebeu 45 propostas da comunidade universitária, avaliadas depois por critérios de criatividade, originalidade e aplicabilidade.

“O fato de a nova identidade da marca ter sido criada pelo corpo estudantil da Universidade tem grande significado, pois demonstra que estamos abertos a abraçar ideias de todos os lugares da Unicamp para a Unicamp”, afirmou Gislene Gonçalves, assistente-executiva da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). A fundação é responsável por comercializar os produtos oficiais da Unicamp desde a criação da loja, em 2015, quando foram celebrados os 50 anos da Universidade.

A marca vencedora uniu a proposta de André Paoliello, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fecfau), e Victor Wu, estudante de graduação em Ciência da Computação. Segundo Gonçalves, ambas as ideias, ainda que distintas nos aspectos estéticos, se complementaram. “Os membros da comissão [avaliadora] ousaram mesclar a seriedade do design da ‘Camp.us’, apresentada pelo André, com o espirituoso nome ‘Luni’, apresentado pelo Victor, avaliando que isso teria um potencial criativo para o futuro da marca.”

Logotipo da nova marca da loja oficial da Unicamp, criado em 2024.
Logotipo da nova marca da loja oficial da Unicamp, concebido em 2024

Para Paoliello, ter seu logotipo escolhido celebra uma trajetória na Universidade que começou na graduação, passou pela pós-graduação e terminou no corpo de funcionários da Unicamp. A inspiração surgiu da visão aérea do campus. “O logo é quase literalmente uma reprodução parcial do desenho do piso do Museu Exploratório de Ciências, um dos meus lugares favoritos do campus, devido ao belíssimo pôr do sol que se pode desfrutar dali. O uso das cores vermelho e preto foi uma decisão lógica no sentido de vincular a Lunià própria identidade institucional da Unicamp.”

Esse é o segundo concurso do qual Paoliello sai vencedor na Unicamp. Em 2020, seu trabalho transformou-se no selo comemorativo de 35 anos da Faculdade de Educação Física. Já Wu, que criou o nome “Luni”, participou pela primeira vez de um evento do tipo. “Entrei mais pelo desafio, sem muita esperança de ganhar. No entanto, ao ver meu nome entre os vencedores, fiquei muito feliz e honrado”, contou. Ele revelou que sua ideia consistiu em criar um nome simples e fácil de lembrar: “Após algumas pesquisas com amigos, o nome ‘Luni’ destacou-se, sendo basicamente uma abreviação de ‘Loja Unicamp’”.

As inscrições no concurso ocorreram entre agosto e setembro de 2023, com a divulgação do resultado em outubro. As propostas foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por empregados da Funcamp, um membro da própria Unicamp (o coordenador de Comunicação Institucional, Carlos Paraizo) e o diretor de Relações Institucionais da fundação, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho. O evento de lançamento da marca contou com a presença do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, da coordenadora-geral da Universidade e presidente do Conselho Curador da Funcamp, Maria Luiza Moretti, e do diretor-executivo da fundação, Orival Andries Júnior.

A Luni tem por objetivo atender a comunidade acadêmica e seus visitantes, comercializando produtos com a marca Unicamp. Está presente em diversos ocasiões, tais como no programa Unicamp de Portas Abertas, em simpósios, em congressos e nas olimpíadas de conhecimento. Os produtos estão disponíveis na loja virtual e também presencialmente na Casa do Professor Visitante (Av. Érico Veríssimo, 1251 – Cidade Universitária, Campinas).