Samsung busca novas parcerias com a Universidade

Segundo o reitor Antonio Meirelles, o encontro pode ser o início de diálogo para uma eventual colaboração no desenvolvimento de ferramentas que possam melhorar o ensino de graduação e pós-graduação

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu em audiência, na manhã desta quinta-feira (11), o vice-presidente da empresa Samsung SDS para a América Latina, Cris Hun Roh. Os dois discutiram a possibilidade de parcerias na área da Educação. A Universidade e a empresa sul-coreana já mantêm um programa conjunto denominado Viva Bem — em que o uso de inteligência artificial auxilia o bem-estar do indivíduo a partir do acompanhamento contínuo da saúde e da definição de possibilidades terapêuticas com base nos dados específicos obtidos pelo monitoramento.

O gerente de negócios da empresa para a América Latina, Christian Queiroz, apresentou os vários projetos que a empresa desenvolve na área da Educação, que vão desde o desenvolvimento de sistemas de salas inteligentes, salas digitais, salas de aula estendidas ou aulas imersivas, até mecanismos pedagógicos de realidade virtual e realidade aumentada aplicadas em salas de aula.

A Unicamp e Samsung já mantêm um programa conjunto denominado Viva Bem — em que o uso de inteligência artificial auxilia o bem-estar do indivíduo a partir do acompanhamento contínuo da saúde

O reitor disse que o encontro pode ser o início de diálogo para uma eventual colaboração no desenvolvimento de ferramentas que possam melhorar o ensino de graduação e pós-graduação. “São ferramentas poderosas, realidade virtual, realidade aumentada e todo um sistema que pode ser usado inclusive a partir do celular e que, com algum nível de adaptação, pode melhorar a qualidade do nosso ensino”, disse o reitor. “O que propusemos foi uma participação da Unicamp na adaptação dessas ferramentas, já que estão formatadas mais para o ensino pré-universitário”, explicou.

O assessor de Gabinete da Reitoria, Cristiano Torezzan, avalia que as soluções apresentadas pela empresa têm potencial para serem utilizadas no ensino superior, mas ainda necessitam de ajustes.  “O que propusemos a eles é estudar algum tipo de convênio de cooperação para auxiliá-los no desenvolvimento de soluções específicas para o ensino superior. Isso poderia nos ajudar a melhorar a qualidade de nossas aulas, aproveitando as ferramentas Samsung e nossa experiência no ensino”, afirmou.

“Somos uma empresa de desenvolvimento de soluções para educação e gostaríamos de ficar mais próximos da Unicamp e fazer o máximo de parcerias”, afirmou Christian Queiroz. “E estamos em busca de ideias”, finalizou ele.

O encontro contou ainda com a presença do professor Marco Uchida, que é coordenador do Laboratório de Cinesiologia Aplicada da Faculdade de Educação Física e integra a equipe do programa Viva Bem.