McGill University tem interesse em ampliar colaboração com a Unicamp

A McGill é considerada uma das instituições de ensino superior mais reconhecidas do Canadá e uma das principais universidades do mundo; a vice-reitora de Relações Internacionais, Anja Geitmann foi recebida pelo reitor Antonio Meirelles
A McGill é considerada uma das instituições de ensino superior mais reconhecidas do Canadá; a vice-reitora de Relações Internacionais, Anja Geitmann foi recebida pelo reitor Antonio Meirelles e pelo assessor da Deri, Rafael Dias

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu em audiência, nesta quinta-feira (25), Anja Geitmann, vice-reitora de Relações Internacionais da McGill University. Considerada uma das instituições de ensino superior mais reconhecidas do Canadá e uma das principais universidades do mundo, a McGill está interessada em ampliar colaborações com a Unicamp, segundo informou a vice-reitora. As duas instituições mantêm um programa de parcerias que já dura mais de uma década — a maioria delas, na área da saúde.

“Temos um processo de colaboração já consolidado, de mais de 10 anos, em áreas como a da saúde. Constatamos que há muita conexão, mas também que há muito potencial de crescimento”, diz Rafael Dias, assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) da Unicamp — órgão que organizou a visita.

Segundo ele, já há acordos em andamento na área de cirurgia, pesquisas sobre câncer, questões relacionadas a genética, uso de tecnologia diagnóstica e robótica na medicina. No entanto, o professor Dias ressalta que profissionais da área de Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp já estão em contato com colegas da McGill para identificar novas áreas de colaboração.

O reitor Antonio Meirelles avalia que o desempenho apresentado pela Unicamp tem chamado a atenção do mundo.

Dias destaca que as parcerias devem evoluir para áreas como engenharia mecânica, química e agrícola e políticas públicas, além de pautas ligadas ao setor cultural, com projetos voltados para a área de museus e programas que tenham o objetivo de preservação da memória. “Este é o resultado da missão do ano passado, quando tentamos retomar as conexões com instituições-have no exterior, prejudicadas pela pandemia. Esse esforço tem muito a ver com essa ideia de retomada das relações”, explicou.

O reitor da Unicamp avalia que o desempenho apresentado por algumas universidades, entre elas a Unicamp, tem chamado a atenção do mundo. Daí o interesse de aproximação da McGill. “Temos um ativo, como país, que é a pauta da sustentabilidade; da conexão dessa nossa força com a preocupação do mundo com as mudanças climáticas”, avalia Meirelles. “Por conta disso, temos uma oportunidade sólida para estreitar as interações nas questões associadas à pesquisa e à formação de pessoas”, avalia o reitor.

Entre 16 e 20 de outubro do ano passado, uma delegação da Unicamp visitou seis universidades no Canadá. Além da McGill University, o grupo de Campinas esteve na Polytechnique Montréal e na Université de Montréal; na Université du Québec à Trois-Rivières, na York University e na University of Toronto.