Hemocentro está com estoque crítico de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp precisa de sangue. Neste momento, os estoques estão em estado crítico, podendo atender à demanda hospitalar por um período de um a três dias. O serviço de coleta ressalta haver mais urgência na doação dos tipos sanguíneos A e O positivo, que possuem um maior fluxo de saída. O Hemocentro responde atualmente pelo atendimento de 95% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Metropolitana de Campinas (RMC), e pelo menos três pessoas são beneficiadas com cada bolsa de sangue.

“Neste momento os estoques de sangue estão em estado de alerta. Nós temos capacidade de atender à demanda hospitalar por um período de um a três dias. O ideal é manter esses estoques com pelo menos cinco dias de capacidade, garantindo assim uma margem de segurança muito mais confortável”, disse Eduardo Baungartner, analista-executivo do Hemocentro.

A chegada das temperaturas mais baixas e das férias escolares também preocupam os profissionais da área. Historicamente, nesse período, registra-se uma queda de aproximadamente 30% no volume de doações.

Hemocentro está com estoque para atender à demanda hospitalar por um período de um a três dias

‘Dia D’ da doação

Pensando em conscientizar e incentivar as pessoas a doarem sangue, a Rede Globo, juntamente com sua afiliada EPTV, promove a Campanha Regional de Doação de Sangue 2024, na região de Campinas, na região central do Estado de São Paulo, em Ribeirão Preto e no sul de Minas Gerais, com o objetivo de aumentar o estoque de sangue em hemocentros, hospitais e outros pontos de coleta.

A campanha ocorrerá até o dia 30 de abril e terá um “Dia D”. Segundo o material de divulgação oficial, no “’Dia D’ da campanha, marcado para o próximo dia 27 (sábado), os municípios e instituições participantes fazem um cronograma de ações para atrair mais doadores e, assim, fortalecer as arrecadações.

Acesse aqui para mais informações sobre a campanha.

A campanha ocorrerá até o dia 30 de abril e terá um “Dia D” que será no próximo sábado, dia 27

Níver no Hemo

Em 2024, o Hemocentro também lançou a campanha Níver no Hemo, que tem como objetivo presentear os que levarem à instituição um grupo de doadores na semana do seu aniversário. O aniversariante e seu grupo receberão um bolo após a doação, e a equipe do Hemocentro cantará parabéns. A ação ocorrerá apenas na unidade da Unicamp e conta com o patrocínio de docerias da região.

Serão marcados até cinco aniversários por mês e, para participar, os interessados devem agendar o evento via mensagem direta na conta do Instagram @hemocentrounicamp ou pelo email rihemo@unicamp.br, com no mínimo sete dias de antecedência.

Acesse para mais informações.

O Hemocentro da Unicamp fica na Rua Carlos Chagas 480, Cidade Universitária, Barão Geraldo

Como doar

Para realizar a doação de sangue, é necessário ir a um dos pontos de coleta levando consigo um documento oficial com foto. Segue-se a realização de um cadastro e uma pré-triagem, na qual são medidos a temperatura, o peso e a pressão arterial do potencial doador. Após isso, o candidato realiza uma entrevista com um profissional encarregado de analisar os dados da triagem e outras informações. Caso ele seja aprovado, inicia-se o processo de doação, com cerca de dez minutos de duração. Ao final, o doador ganha um lanche. Gasta-se cerca de uma hora para realizar todo o processo.

Para mais informações acesse o site do Hemocentro.

Os critérios básicos para a doação de sangue são os seguintes:

• Ter entre 16 e 69 anos (no caso dos menores de 18 anos, é necessário o consentimento de um responsável legal; documento disponível no site)
  • Estar em bom estado geral de saúde
  • Pesar no mínimo 50 quilos
  • Estar alimentado (é importante, porém, ter evitado alimentos gordurosos)
  • Apresentar um documento original com foto, emitido por um órgão oficial
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas
  • Não ter fumado duas horas antes da doação e não fumar nas duas horas seguintes à doação

Pontos de doação

Hemocentro Unicamp – Rua Carlos Chagas 480, Cidade Universitária, Barão Geraldo

Segunda a sábado, das 7h30 às 15h

Hospital Municipal Mário Gatti – Av. Prefeito Faria Lima, 200, Parque Itália, Campinas