Conteúdo principal Menu principal Rodapé

As equipes de endoscopia digestiva, gastroenterologia e proctologia do Gastrocentro da Unicamp realizaram um mutirão de colonoscopia na sexta-feira (22/3). No dia do mutirão, foram realizados 45 exames de colonoscopia em pacientes da Unicamp com necessidade de rastreamento de neoplasia colorretal, pacientes esses já previamente convocados e com o procedimento já marcado.

De acordo com o coordenador-geral do Gastrocentro, Ciro Garcia Montes, se há uma doença 100% evitável, essa doença é o câncer colorretal. “Infelizmente, nos dias atuais, 85% dos casos de câncer colorretal são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor”, diz Montes.

No Brasil, o câncer colorretal atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Com o envelhecimento da população, estima-se que o número de mortes decorrentes da doença aumente. Apesar da alta mortalidade, o câncer colorretal tem cura, especialmente quando diagnosticado precocemente.

Março Azul

Março é o mês dedicado ao combate do câncer colorretal, o terceiro tumor que mais causa mortes e o segundo mais incidente em homens e mulheres por volta dos 50 anos, depois do câncer de próstata e de mama. Hoje, a chance de uma pessoa desenvolver a doença é da ordem de 4,3% e esse tipo de câncer atinge com mais frequência homens e mulheres com mais de 45 anos ou pessoas que tenham histórico familiar relacionado a esse mal.

O mutirão foi realizado em conjunto com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) – Regional de São Paulo e faz parte da campanha Março Azul, mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal.

Tomazo Franzini, presidente da Sobed-SP, diz que “o mês de março é emblemático, pois se cria uma grande onda para chamar a atenção da população para a prevenção da neoplasia do câncer colorretal”. A Sobed trará médicos associados para ajudar a equipe do Gastrocentro na realização dos exames e na distribuição do material de apoio da campanha.

Matéria publicada originalmente no site do HC da Unicamp.

Ir para o topo