Corporate Day discutiu oportunidades e formas de interação para inovação

Evento reuniu lideranças, docentes da Unicamp e representantes de empresas do ecossistema de inovação de Campinas e da região

Lideranças, docentes da Unicamp e representantes de empresas do ecossistema de inovação de Campinas e da região se encontraram, na quinta-feira (14), no Prédio Anexo do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, durante o Corporate Day da Unicamp, para compartilhar oportunidades e formas de interação com a Universidade e de captação de investimento para a inovação.

O encontro Corporate Day foi promovido pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp), pelo Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), com o apoio do grupo de empresas-filhas da Universidade, Unicamp Ventures, e das duas Unidade Embrapii da Unicamp, CQMED e E-Renova.

Corporate Day reuniu lideranças, docentes da Unicamp e representantes de empresas do ecossistema de inovação de Campinas e da região

A diretora-executiva da Inova Unicamp, professora Ana Frattini, abriu o evento. Por meia hora, ela apresentou o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade. Frattini explicou que todos os serviços nas áreas de proteção de propriedade intelectual, transferência de tecnologias, cultura da inovação e empreendedorismo de todos os três campi da Unicamp são gerenciados pela Agência de Inovação da Unicamp.

“A Inova é responsável por fazer a interface entre a Universidade  e empresas e outras instituições. Nosso objetivo é prospectar as oportunidades que existem a fim de que sejam lançadas para fora da Universidade, fazendo transbordar o conhecimento. E gerando com isso inovação e desenvolvimento para o país, com impacto social, econômico e ambiental de forma sustentável”, disse Frattini durante sua apresentação.

A Inova, acrescentou Frattini, também ajuda na prospecção de empresas que possam estar interessadas no licenciamento para aplicação dessas tecnologias em seus produtos e processos. Bem como apoia o estabelecimento de convênios descobrindo grupos de pesquisa para empresas que desejam firmar parcerias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com a Unicamp. “Essa conversa universidade-empresa está facilmente estabelecida pelos instrumentos que temos para proteção e licenciamento”, comentou a diretora.

Leia matéria na íntegra publicada no site da Inova Unicamp.