Notícias

Liga de Nefrologia e Urologia da Unicamp promoveu ação no terminal de ônibus de Barão Geraldo

O tema da campanha é “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos ...”

Em 14 de março de 2024 foi comemorado o Dia Mundial do Rim. Foram realizadas ações com o objetivo de informar sobre a prevenção das doenças renais e a Liga de Nefrologia e Urologia da Unicamp promoveu, na entrada do terminal de ônibus de Barão Geraldo, panfletagem e distribuição de bexigas visando conscientização. Participaram estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e de Enfermagem (FEnf), além do orientador da Liga, Rodrigo Bueno. O tema da campanha desse ano é “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

“Conversamos com as pessoas que estão passando pelo terminal, explicando a importância de conhecer os sinais e sintomas de alarme das doenças renais, a forma de diagnosticar e os fatores de risco”, afirmou Bueno, docente da área de Nefrologia do Departamento de Clínica Médica da FCM. Na enfermaria de Nefrologia ​do Hospital de Clínicas também houve disponibilização de material informativo aos pacientes. A ação contou com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que cuida das atividades da data no país.

Alunos da Liga de Nefrologia e Urologia da Unicamp conversam com população no terminal de ônibus de Barão Geraldo (Foto: Divulgação/LANEU)
Alunos da Liga de Nefrologia e Urologia da Unicamp conversam com população no terminal de ônibus de Barão Geraldo (Foto: Divulgação/FCM)

O professor explica a importância do tema da campanha. “A doença renal crônica atinge aproximadamente 10% da população adulta. O diagnóstico em geral é simples. O médico faz uma consulta, identifica os fatores de risco, o histórico pessoal e familiar, examina o paciente, por exemplo, medindo a pressão e procurando por edema. A confirmação da suspeita diagnóstica se dá através da dosagem de dois exames simples: dosagem da creatinina no sangue e análise de urina (tipo 1), presentes em qualquer unidade básica de saúde”.

Leia matéria na íntegra no site da FCM.