
Os hospitais Estadual de Sumaré (HES) e Regional de Piracicaba (HRP), ambos ligados à Unicamp, conquistaram reconhecimentos nacionais que reforçam sua posição de destaque na saúde pública brasileira. Em cerimônia realizada na última sexta-feira (29), em Brasília (DF), o HES foi eleito o melhor hospital público do país, enquanto o HRP alcançou a liderança no ranking de satisfação dos usuários entre os hospitais públicos brasileiros. O Hospital Regional de Piracicaba é uma unidade do governo de São Paulo, gerenciada pela OSS Fascamp. Já o Hospital Estadual Sumaré é uma unidade do governo estadual gerenciada pela OSS Funcamp.
O resultado foi anunciado durante a entrega do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil 2026, promovido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). A premiação passou a considerar, além de indicadores técnicos e de gestão, critérios como satisfação dos usuários, eficiência hospitalar e compliance institucional.
No caso do Hospital Regional de Piracicaba, a liderança foi definida a partir de pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado com pacientes e acompanhantes após alta hospitalar. Foram avaliados aspectos como qualidade do atendimento, acolhimento, estrutura e confiança na assistência prestada, com notas de zero a dez.
Para o diretor do HRP-Unicamp, o médico cardiologista José Roberto Matos Souza, o reconhecimento reflete o compromisso da instituição com a excelência e a humanização do atendimento. “Nosso vínculo com a Unicamp nos impõe o desafio permanente da excelência. Esse reconhecimento é fruto do empenho, da dedicação e do profissionalismo de cada colaborador”, afirmou.
Referência para 26 municípios da macrorregião de Piracicaba, o hospital atua em diversas especialidades de média e alta complexidade e mantém atendimento integralmente voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Sumaré
Na mesma premiação, o Hospital Estadual de Sumaré foi reconhecido como o melhor hospital público do Brasil. A unidade, referência para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), destacou-se em critérios como qualidade assistencial, eficiência da gestão, segurança do paciente e satisfação dos usuários.
Segundo o diretor do HES, o médico Antonio da Silva Bastos Neto, a conquista é resultado do trabalho desenvolvido diariamente pelas equipes da instituição. “Esse reconhecimento simboliza o impacto positivo gerado na vida de milhares de pacientes e famílias que encontram no HES atendimento seguro, humanizado e de alta qualidade”, destacou.
O levantamento avaliou inicialmente 5.279 hospitais que atendem pelo SUS em todo o país. Após a aplicação de critérios técnicos, foram selecionados os 100 melhores hospitais públicos brasileiros, dos quais saíram os dez primeiros colocados.
Entre os indicadores analisados, estiveram acreditação hospitalar, taxa de mortalidade ajustada, percentual de internações de alta complexidade, disponibilidade de leitos de UTI, taxa de ocupação e tempo médio de permanência dos pacientes.
Excelência
De acordo com o médico sanitarista Renilson Rehem, idealizador da premiação e ex-presidente do Ibross, a iniciativa busca valorizar experiências de excelência na saúde pública. “O prêmio nasce com o propósito de reconhecer hospitais que conseguem aliar qualidade assistencial, eficiência e compromisso com o paciente”, afirmou.
A premiação é realizada pelo Ibross em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).