A Reitoria da Unicamp reitera que permanece colaborando integralmente com as investigações da Polícia Federal (PF) na condução do inquérito que resultou na prisão em flagrante, na tarde desta segunda-feira (23), de uma suspeita de envolvimento no furto de material de pesquisa do Laboratório de Virologia e Biotecnologia Aplicada do Instituto de Biologia (IB) da Universidade.
Na mesma ocasião, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, que possibilitaram a localização do material subtraído, já encaminhado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para análise. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) forneceu apoio técnico à ação.
A Universidade mantém-se à disposição das autoridades competentes para auxiliá-las no esclarecimento das circunstâncias em que os fatos ocorreram. Os detalhes do caso serão preservados para não comprometer o andamento das investigações.
A Unicamp reafirma seu compromisso com a integridade de suas pesquisas e colaborará para que todos os envolvidos sejam responsabilizados de acordo com a legislação vigente.
Campinas, 24 de março de 2026.
Reitoria da Unicamp
Veja também:
Nota oficial da Unicamp