A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) entregou, nesta quinta-feira (11), o prêmio de Mérito Científico aos melhores trabalhos da 33ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. A avaliação ocorreu em duas etapas. Em um primeiro momento, um comitê interno, composto por 57 docentes da Universidade, fizeram uma pré-seleção de 102 pesquisas. Em meados de novembro, aconteceu a segunda etapa, em que foram escolhidos os 20 que receberam o prêmio.
Realizado no final de outubro, o Congresso contou com a participação recorde de 1.661 estudantes, entre alunos de graduação da Unicamp e de outras instituições e do ensino médio. No total, 1.499 pôsteres foram apresentados nos três dias do evento. Em 2024, foram 1.436 trabalhos e 1.593 estudantes.
Confira a lista dos premiados.
Durante a cerimônia de entrega do prêmio, a pró-reitora de Pesquisa, Ana Frattini, disse que a Unicamp construiu uma reputação sólida no que se refere à pesquisa. A professora lembrou, como exemplo, que a Unicamp venceu a categoria Mérito Institucional na edição 2024 do 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Também mencionou que a Universidade ocupou a 1ª posição no Brasil no indicador “Ensino” de importantes rankings universitários, como o THE (Times Higher Education) e o Ranking Folha. “Esse reconhecimento talvez seja resultado de uma característica muito forte da Unicamp, que é a pesquisa, e isso acaba transbordando para a graduação”, disse a pró-reitora. “Vocês são o que há de melhor no país”, acrescentou, dirigindo-se aos ganhadores do prêmio.
Diversidade dos temas
A pró-reitora de Extensão, Esporte e Cultura, Silvia Furegatti, lembrou aos estudantes que a iniciação científica é uma porta de entrada fundamental para uma boa formação universitária e chamou a atenção para a diversidade dos temas abordados nos trabalhos premiados. “Queria parabenizar os vencedores pela diversidade das abordagens, numa característica sempre muito interessante para que possamos construir uma universidade plural”, disse.
O professor José Luiz da Costa – que, na cerimônia de premiação, representou o coordenador-geral, Fernando Coelho – disse que o prêmio deve estimular ainda mais o interesse dos estudantes pela iniciação. “A Unicamp respira ciência”, afirmou.
Foto de capa:




















