| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 376 - 15 a 21 de outubro de 2007
Leia nesta edição
Capa
Cartas
Currículo
Controle de qualidade
Sappe
Banco de amostras
Programa Espacial Brasileiro
Camu-camu
Alterações da língua
Ferramenta multimídia
Avaliação da Capes
Professor emérito
Painel da Semana
Teses
Livro da Semana
Unicamp na mídia
Prevenção de cárie
Passatempos
 


9

Saul D’Ávila, da FEQ,
recebe título de professor emérito

ISABEL GARDENAL

Saul D'Ávila recebe o título de professor emérito do reitor Tadeu Jorge em cerimônia reaizada no último dia 9 no COnselho Universitário (Foto: Antonio Scarpinetti)O professor da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp Saul Gonçalves D’Ávila é o 34º docente a receber o título de professor emérito da Universidade. A distinção foi entregue a ele no último dia 9 durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu). A homenagem, aprovada pelos membros do Consu no dia 7 de agosto e sugerida pelo Departamento de Processos Químicos da FEQ, representa o reconhecimento a um professor que muito colaborou com a implantação da Unicamp e de sua Faculdade.

Docente é o 34º a receber o título

Saul foi conduzido à sala do Consu pelos professores Milton Mori (FEQ) e Antonio Queiroz (Braskem). Na solenidade, a professora Telma Franco, do Departamento de Processos Químicos da FEQ, enfatizou aspectos acadêmicos e profissionais da vida de Saul. Após assinar a ata de outorga, Saul agradeceu a distinção dizendo que tal título acaba por singularizá-lo. Falou sobre os desafios da Universidade de ontem e de hoje.

Saul defendeu que a Unicamp comprometeu-se com uma causa moderna, com o estabelecimento de novos paradigmas e com a inovação. “A Universidade não produz inovação, mas é uma peça fundamental nesse processo. O ano de 2020 trará um novo ciclo de inovação e as mudanças continuarão fazendo parte das preocupações profissionais. Quem viver, verá”, prenunciou. “Nossas instituições devem cumprir sua missão, mas sem abrir mão de seus valores”.

O reitor Tadeu Jorge cumprimentou o professor Saul acentuando que a emerência será uma nova carreira e um novo começo. Relembrou que o trabalho de Saul extrapolou os muros universitários, sobretudo ao criar o Escritório de Transferência Tecnológica (ETT). “A preocupação era para que o conhecimento fosse nomeado através de patentes e beneficiasse a sociedade. E teve como embrião o ETT, que carregou o mérito de trazer o assunto para a pauta da Universidade. O professor Saul contribui para isso”, destacou. “Agradeço à FEQ a oportunidade deste título estar sendo entregue na minha gestão. Que o homenageado prossiga com muitos vínculos com a Unicamp.”

Aposentado em novembro de 1995, Saul é professor titular convidado da Unicamp. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1965), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971) e pós-doutorado pela University Of California At Berkeley (1973). É bolsista de Produtividade 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Rhodia Brasil Ltda., Membro do Comitê de Tecnologia do Pronex do Ministério da Ciência e Tecnologia e diretor de Assuntos Científicos e Tecnológicos do Instituto Uniemp, entre outras atividades.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP