Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)

1 2 3 4-5-6-7 8-9 10-11 12e13 14 15 16

Jornal da Unicamp -- Março de 2001

Página 2

A prática do conhecimento

Unicamp reúne prefeitos e oferece pesquisadores e projetos à sociedade

Adriana Miranda

A Unicamp espera iniciar a assinatura de convênios com as prefeituras de Campinas e região dentro de 60 dias, visando desenvolver parcerias nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, saneamento básico e cultura, além de outros na área social, que tragam benefícios imediatos à população dessas cidades. O primeiro passo concreto da Universidade para estreitar os laços com as prefeituras foi o I Encontro de Prefeitos na Unicamp, realizado no campus em 27 de janeiro último, com a presença de 18 dos 22 municípios convidados.

"A Unicamp, consciente de suas responsabilidades públicas, não fugirá ao dever de trabalhar para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro", destacou o reitor Hermano Tavares. A proposta anunciada pelo reitor é a de disponibilizar serviços, o conhecimento de professores e alunos, e projetos já elaborados ou não.

Participaram do encontro 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de Piracicaba e Limeira – onde a Unicamp mantém campi – e de Amparo – cujo prefeito eleito, César Pagan, é docente da Universidade. "Todos os municípios já responderam, cada um especificando que tipo de convênio ou ação a Universidade poderia executar", esclarece Mohamed Habib, responsável pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). A Cori, que organizou o encontro de prefeitos, como coordenadora do projeto, está encarregada também de avaliar e mapear os pedidos para, posteriormente, contatar as equipes de docentes e pesquisadores que desenvolverão os projetos.

Mohamed Habib adiantou que, em vários casos, a Universidade já possui estudos que poderão ser implementados imediatamente. Inúmeros institutos, faculdades e núcleos manifestaram interesse em disponibilizar seus trabalhos.

Saúde e desemprego – Uma solicitação freqüente é a transferência da experiência da Unicamp na administração de hospitais ou, na falta destes na cidade, no atendimento em saúde. Em Piracicaba, está definida a ampliação do Programa de Prevenção e Educação em Saúde Bucal para todas as escolas públicas do município. O serviço, prestado pela Faculdade de Odontologia (FOP), contempla hoje 37 creches. "Queremos a Unicamp como parceira pelo grau de excelência da instituição", afirmou o prefeito José Machado, em reunião com o reitor Hermano Tavares, realizada em fevereiro na FOP para firmar o acordo.

"Temos pedidos, como o de Amparo, para prestação de assessoria econômica na elaboração de programas de combate ao desemprego", acrescenta Mohamed Habib. Notou-se ainda uma preocupação especial com o meio ambiente, em relação a recursos hídricos, tratamento de água e esgoto e ao problema do lixo. Programas de capacitação de professores da rede de ensino também entraram nas reivindicações.

Como várias cidades apresentam carências comuns, surgiu a proposta de se estabelecer pequenos consórcios para um combate conjunto a determinado problema. No caso do lixo, por exemplo, as prefeituras poderão se unir para a criação de programas e políticas de coleta seletiva e a instalação de usinas de reciclagem desses resíduos. A mesma filosofia poderia ser pensada no caso de tratamento de esgoto e recuperação da qualidade da água nos rios da região.

Via de mão dupla – O reitor Hermano Tavares classifica a parceria com as prefeituras como um projeto audacioso. "Desejamos estabelecer uma via de mão dupla: vamos disponibilizar serviços e conhecimento, mas também vamos aprender com os senhores, como alcançar os caminhos mais curtos e mais eficientes para a a aplicação da ciência e do conhecimento", disse, ao recepcionar os prefeitos.

Tavares ressalvou que a Unicamp não pretende substituir o governo, nem organizar um fórum de prefeitos. "Não somos escritório de planejamento, não visamos lucro. Nossa Universidade é mantida pela sociedade e deve servir a esta mesma sociedade. Temos este desejo e esta obrigação", destacou.

Região concentra 10% do PIB de São Paulo

A Região Metropolitana de Campinas concentra 10,26% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo, 2,5% do PIB industrial e 3,5% do PIB de serviços. Na região residem cerca de 2,3 milhões de pessoas, representando 7,5% da população do Estado. A dívida global estimada – desde de fornecedores até precatórios – dos 19 municípios que compõem a RCM é de R$ 2,3 bilhões. Os prefeitos pedem ajuda da Unicamp para visualizar caminhos de como combater esse déficit.

O prefeito Antonio da Costa Santos, presente ao encontro, afirmou que o desemprego no município atinge 19% da população economicamente ativa, na faixa dos 22 aos 40 anos de idade – aproximadamente 90 mil pessoas. O município possui 160 mil favelados.


© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br