Postos de combustíveis devem contar com equipes de coleta de sangue

autoridades em pé com foto aérea da Unicamp e bandeiras ao fundo

Estabelecer um programa contínuo de estímulo à doação de sangue com pontos de coleta nos postos de combustíveis de Campinas é o objetivo da parceria firmada nesta sexta-feira (6) entre o Hemocentro da Unicamp e o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas (Recap). Estiveram presentes na reunião o diretor executivo da Área da Saúde da Unicamp, Manoel Barros Bertolo: o diretor da Divisão de Hemoterapia do Hemocentro, Fabricio Biscaro Pereira: o presidente da Recap, Flávio Martini de Souza Campos, e o gerente executivo da Recap, Caio Augusto.

“Nossa ideia é disponibilizar locais de coleta de sangue nos postos de combustíveis localizados nos principais corredores da cidade. Muitas vezes, as pessoas têm vontade de doar sangue, mas não sabem aonde ir e como fazer. Queremos dar oportunidade ao cidadão de tornar-se doador, sem precisar deslocar-se até um posto de doação”, afirmou Campos.

Conforme destacou Fabricio Biscaro Pereira, o projeto vai ao encontro dos objetivos do Hemocentro de promover a doação voluntária de sangue com ações de longo prazo. “O ideal é que parte da população doe sangue com regularidade. Se 3% da população fosse doadora regular já teríamos reservas suficientes”, afirmou Pereira.

Para mais informações sobre como e onde doar sangue, acesse o folder.