Encontro de Memória do Instituto de Química realiza segunda edição

Na última quinta-feira (9), aconteceu o 2º Encontro de Memória do Instituto de Química (MEMORIQ), uma iniciativa elaborada pela Comissão de Memória do IQ, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A Comissão, bem como o encontro, tem por finalidade preservar, registrar e divulgar fatos relevantes e históricos que constituem a memória institucional do IQ.

Cláudio Francisco Tormena, diretor do IQ, contou que a ideia da iniciativa aconteceu ano passado. “Perdemos uma pessoa muito importante para a comunidade do IQ no ano passado, o professor Osvaldo. E, a partir desse momento, pensamos em construir a história a partir do resgate dela. Olhar para o passado para olhar o futuro. Então, criamos uma comissão de servidores e docentes do instituto para ajudar a resgatar e construir essa história”, comentou o diretor.

Fernando Coelho, pró-reitor da Proec, revelou que a ideia para o MEMORIQ e para a Comissão de Memória veio de encontro com ele. “Foi o antigo diretor do Instituto de Química que procurou a Proec para saber se haveria a possibilidade de investimentos para um resgate das memórias do IQ. Era um momento bastante crítico no instituto, porque tínhamos acabado de perder uma pessoa bem importante para a comunidade, e o diretor ficou muito inquieto que só chamássemos a atenção para as pessoas que fazem parte da nossa história no momento em que elas fossem embora”, contou o pró-reitor.

O encontro, como afirmou Tormena, foi um espaço de muita troca. “Aqui, nossa intenção é promover um momento de conversa, para cada um contar suas experiências e trajetórias dentro do IQ. É um momento para recordarmos nossa história e passá-la para a comunidade mais jovem”, revelou.

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”