Busca no Clipping

CBN Campinas

O Hospital de Clínicas da Unicamp testou pela primeira vez uma técnica conhecida como Trombectomia, uma espécie de cateterismo no cérebro. O procedimento foi utilizado, no último dia 10, em um paciente que sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico.

Correio Popular

Ainda que a mudança em um período próximo esteja descartada, a ideia foi muito elogiada pelo professor Creso de Franco Peixoto, do Departamento de Transporte e Geotecnia da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Para Peixoto, a mudança seria embasada por uma justificativa técnica.

CBN

O pesquisador pelo Instituto de Economia da Unicamp, Ranulfo Paiva Sobrinho, explica que, aqui no Brasil, a regulamentação parece muito distante. "Talvez, mais adiante, quando essa tecnologia estiver mais madura, quando as pessoas estiverem adotando isso em maior escala. Hoje ainda é uma minoria. Se houver necessidade, aí sim acredito que valeria a pena tentar fazer algo para regulamentar. Entretanto, acho que a postura do Banco Central está sendo positiva neste sentido em termos de que haja um amadurecimento deste sistema", acredita Ranulfo.

G1

O distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP), registrou chuva com granizo e rajadas de vento na tarde desta quinta-feira (16). De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri) da Unicamp, os ventos chegaram a 69,9 km/h e houve 4,5 mm de precipitação em 10 minutos - o temporal começou por volta das 16h.

G1

O Hospital de Clínicas da Unicamp testou pela primeira vez uma técnica conhecida como Trombectomia, uma espécie de cateterismo no cérebro, que geralmente está disponível em poucos hospitais particulares no país.

Metro

Cerca de 84 mil candidatos são esperados para a Ia fase do Vestibular da Unicamp marcada para domingo, às 13h. Segundo a instituição, essa é a primeira vez que a Unicamp ultrapassa a marca dos 80 mil vestibulandos.

G1

O sonho de conquistar uma vaga no curso de medicina da Unicamp é compartilhado pelos trigêmeos Gabriel, Rodrigo e Pedro Vieira Ramos, em Campinas (SP). Para tentar superar os 30,6 mil concorrentes no vestibular, os estudantes de 17 anos se inspiram na mãe, pediatra graduada pela universidade, e colocam o companheirismo à frente da "rivalidade" na preparação. Além disso, o irmão Felipe, 16, fará a prova da 1ª fase no domingo (19) como treineiro e cogita mesma trajetória.

Correio Popular

Ainda que a mudança em um período próximo esteja descartada, a ideia foi muito elogiada pelo professor Creso de Franco Peixoto, do Departamento de Transporte e Geotecnia da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Para Peixoto, a mudança seria embasada por uma justificativa técnica.

Agência FAPESP

Paulo Arruda, coordenador do Laboratório de Estudo da Regulação da Expressão Gênica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), destacou que novas técnicas como análise genômica (genes), proteômica (proteínas) e metaboloma (metabolismo) podem ser determinantes para a pesquisa em produção alimentar, assim como para pesquisas em saúde.

Metro

A primeira fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) será aplicada neste domingo. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, mesmo horário de início da prova. O candidato deve, portanto, conferir o local de prova com antecedência. É necessário levar documento de identidade, caneta preta com corpo transparente, lápis e borracha.

G1

A Unicamp, em Campinas (SP), promove um tira-dúvidas online e em tempo real nesta sexta-feira (17) para a primeira fase do vestibular 2018, que ocorre no domingo (19). A transmissão ao vivo será pela rede social oficial da universidade e acontece a partir das 14h.

Época Negócios

Em um estudo conduzido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2014, aparece uma outra vertente sobre o impacto do computador em casa. Crianças familiarizadas com esse aparato obtiveram melhores notas na Prova Brasil (avaliação da educação básica) do que as demais. Pelo visto, a questão do digital na educação é de múltipla escolha. Certo mesmo é que ainda temos muito a aprender sobre a matéria.

G1

Desde 2009 sem aumento significativo no número de vagas na Unicamp, a primeira fase do vestibular 2018 , neste domingo (19), terá alta de 13,5% na concorrência. E, pela primeira vez, a barreira dos 80 mil inscritos foi ultrapassada com 83.779 candidatos.

R7

Se não tratada, o "sistema sofre uma perda da regulação e passa a atacar as próprias células do corpo, podendo levar à morte", explica a nefrologista pediátrica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Lilian Monteiro Pereira Palma.

Correio Popular

Para Creso de Franco Peixoto, professor da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, mestre em transportes, a alta quantidade de óbitos de pedestres é uma tendência em grandes centros urbanos, como Campinas. Ele explica que a maioria das movimentações dentro da cidade envolve pedestres que disputam o espaço nas ruas com os veículos. “Campinas tem uma alta taxa de motorização. Enquanto no Brasil a média é de três pessoas para cada veículo, na cidade temos cerca de 1,5 pessoas por automóvel.”

Guia do Estudante

No próximo domingo, 19 de novembro, acontece a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Um total de 83.779 inscritos concorre a 3.340 vagas distribuídas por 70 cursos de graduação.

O Liberal Americana

Professor de pediatria da Unicamp, José Martins Filho explica que, em países desenvolvidos, as causas de morte no primeiro ano de vida estão relacionadas a problemas congênitos ou acidentes de trânsito. “Nos países subdesenvolvidos isso está ligado a infecções neonatais e má nutrição”, disse o professor.

Portal Maxpress

Com o número crescente de fraudes em vestibulares, por sinal de celular ou radiofrequência, conter ‘colas eletrônicas’ tornou-se um dos principais desafios dos organizadores dos concursos. A última palavra em tecnologia com esta finalidade será testada no próximo domingo (19/11), pela Unicamp, na primeira fase do próximo vestibular.

Comércio Indústria & Serviços

O professor Ali El-Khatib destacou os inúmeros benefícios para a saúde. “Eu tenho um trabalho junto com a Unicamp, sobre o benefício do café para evitar, no futuro, Alzheimer e AVC. É um trabalho de neurologia da Unicamp, fantástico. Temos vários estudos de cardiologistas, que mostram que o café, em determinado momento, dá um equilíbrio cerebral e, para algumas pessoas, é bom para dormir", diz.

Universia Brasil

A Unicamp terá a primeira fase de seu vestibular no próximo domingo, 19 de novembro, a partir das 12h, que é o horário em que os portões serão abertos. A prova tem início às 13h. A primeira fase da Unicamp 2018 será composta por 90 questões de múltipla escolha.