Busca no Clipping

Jornal da Manhã

Por meio de parcerias com a Universidade de São Paulo (IJSP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), a iniciativa une diferentes áreas do conhecimento em cursos de formação continuada aos profissionais do Quadro do Magistério.

A Cidade On

A sexta-feira (19) amanheceu chuvosa na região de Campinas. Ao longo do dia, segundo a previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, persistem as condições de tempo variando entre parcialmente nublado e nublado com pancadas de chuvas principalmente à tarde.

O Liberal Americana

No livro “Nós, Mulheres Artistas", estão relatos de Samantha Moreira, idealizadora do extinto Ateliê Aberto Produções Contemporâneas e de Maíra Endo, que foi sócia do Atêlie Aberto; a artista e gestora Paula Moterrey Sobral, responsável pelo espaço A Torta; a artista e professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Sylvia Furegatti; a historiadora da arte Silvia Matos, autora do livro “O Ensino das Artes Plásticas em Campinas"; entre diversas outras profissionais da cidade.

Galileu

Uma nova descoberta feita por pesquisadores da Faculdade de Ciência Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (FCF-Unicamp) averiguou que o vírus Zika, agente infeccioso causador da microcefalia, pode ser uma alternativa para tratar gioblastoma, o tipo mais comum e agressivo de tumor cerebral.

Folha de S.Paulo

A mesma tecnologia poderia ser aplicada, em tese, para investigar se a presença de genes ou organismos específicos favorece a transmissão de doenças como zika, dengue echikungunya pelo Aedes aegypti. O estudo foi publicado na “Scientific Reports” e o projeto foi apoiado pelo Governo de Singapura, pela Fapesp e pela Unicamp.

Saúde! É Vital

Panquecas e pães enriquecidos com a nutritiva farinha são os próximos itens a sair do forno dos pesquisadores. Em outros pontos do país, o alimento também protagoniza novos estudos. A nutricionista Anna Paula Oliveira Gomes, juntamente com as professoras Patrícia Borges Botelho, da Universidade de Brasília (UnB), e Caroline Dario Capitani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apurou a atuação de folhagens e hastes da planta em prol dos vasos sanguíneos.

UOL

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibilizou na manhã desta quinta-feira, dia 18 de janeiro, as respostas esperadas das provas da segunda fase do seu Vestibular 2018. Já estão disponíveis as repostas de Língua Portuguesa e Literaturas, além das expectativas da Banca de Redação. As demais serão divulgadas nos próximos dias.

Terra

Um dos trabalhos brasileiros participantes do Prêmio Nestlé é o Programa Agricultor Saudável. O projeto foi criado em 2012, por médicos da Faculdade de Ciências Médicas, FCM, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, em São Paulo, e hoje sob coordenação do Instituto de Pesquisas em Educação e Saúde "Prof. Dr. Waldemar Ferreira de Almeida" - INPES.

Correio Popular

Rogério de Jesus Pedro, médico infectologista e professor aposentado da Faculdade de Ciências Médicas (FMC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que a vacinação fracionada não é a melhor maneira de proteção, mas que precisa ser adotada pela Secretaria Estadual da Saúde para que toda a população em área de risco possa ser imunizada contra a doença.

G1

Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, choveu 9,5 milímetros durante 40 minutos em Santa Bárbara d'Oeste. Os ventos chegaram a 70 km/h. Os dados do Cepagri foram passados pela Defesa Civil.

CBN Campinas

O professor da faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Antonio Carlos Zuffo, afirma que o volume de chuvas tem diminuído e a tendência para as próximas décadas é baixar ainda mais.

Folha de S.Paulo

Doutora em educação pela Unicamp, licenciada em história e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Guacira Lopes Louro foi fundadora do GEERGE (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero) da UFRGS, onde continua atuando como pesquisadora. Tem várias publicações na área de gênero, sexualidade e educação em revistas e livros nacionais e estrangeiros.

O Liberal Americana

A Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste atendeu 39 ocorrências após a chuva e vento forte na noite desta quarta-feira (17). No período de 40 minutos choveu 9,5mm, com ventos fortes de 60 a 70 km/h, de acordo com dados fornecidos pelo Cepagri/Unicamp.

Brasil de Fato

Para Armando Boito, professor de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de defenderem os próprios interesses, promotores e juízes passaram a ser representantes políticos da alta classe média, especialmente no recente cenário político. Ele defende que a concepção formulada por estes setores em torno do “combate à corrupção” é uma necessidade ideológica, cujo objetivo é justificar sua existência enquanto categoria, e de seus privilégios.

Saúde! É Vital

Para o nutricionista Dennys Cintra, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os achados devem ser vistos com cautela. Encontrado nos óleos de milho e girassol, o ômega-6 é essencial para o organismo. "Só que, por ser mais comum na natureza que o ômega-3, é mais fácil sofrer pelo excesso do que pela falta dele", diz.

Notícia Já

Rogério de Jesus Pedro, infectologista e professor aposentado da Unicamp, diz que a vacinação fraciona- da não é a melhor maneira de proteção, mas que precisa ser adotada para que toda população em área de risco possa ser imunizada.

A Cidade On

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibilizou nesta quinta-feira (18) as respostas esperadas das provas da segunda fase do seu Vestibular 2018. Já estão disponíveis as repostas de Língua Portuguesa e Literaturas, além das expectativas da Banca de Redação.

Saúde! É Vital

"Tem profissional que não aborda o tema porque fica com medo de a paciente achar que estava suja durante o exame", comenta a ginecologista Helena Giraldo, que atua no ambulatório de infecções genitais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista.

UOL

A febre amarela pode afetar de forma grave o fígado, levando o paciente a necessitar de um transplante. Diante do risco de aumento da demanda, São Paulo já determinou que casos graves para transplante de fígado sejam encaminhados para o Hospitais de São José do Rio Preto e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Folha de Londrina

Trabalho inédito no diagnóstico do feminícidio no País classificou este tipo de crime em três categorias, identificáveis por meio de dados do setor de saúde. “Feminicídios no Brasil, uma proposta de análise com dados do setor de saúde” mostrou tipologias dos feminicídios, sendo eles o doméstico, reprodutivo, e sexual. O levantamento foi realizado por Jackeline Aparecida Ferreira Romio, doutora em demografia pela Unicamp e demorou cerca de seis anos para ser finalizado.