Reitoria vai cobrar da prefeitura medidas de segurança no entorno do Cotuca

A diretora executiva de Ensino Pré-Universitário, Cristiane Megid: o problema de segurança afeta toda a região central da cidade

A Reitoria da Unicamp vai pedir uma audiência com o prefeito de Campinas para reivindicar a intensificação das medidas de segurança no entorno do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), localizado na região central da cidade e que está vinculado à Universidade. A medida responde ao episódio de violência contra uma aluna, de 17 anos, atacada por um desconhecido a cerca de 200 metros da escola, minutos depois de ter assistido às aulas do período noturno. O caso foi registrado na Polícia Civil como estupro.

“A gente vai pedir uma reunião da reitoria com a Prefeitura de Campinas para falar sobre o problema da segurança no entorno do colégio”, disse a professora Cristiane Megid, diretora executiva de Ensino Pré-Universitário (Deepu), durante reunião entre a diretoria do colégio e os estudantes, no início da tarde desta quinta-feira (16). Eu entendo que a providência mais efetiva que a gente tem para tomar neste momento é solicitar uma reunião com a administração municipal de forma que, diante da Reitoria da Unicamp, a prefeitura assuma o compromisso de garantir a segurança dos nossos alunos”, afirmou.

A professora disse reconhecer que o problema de segurança é mais amplo e que afeta toda a região central da cidade, mas lembrou que o prefeito Dario Saadi empenhou-se para garantir o retorno do colégio ao centro da cidade. A medida faz parte dos esforços, corretos, da prefeitura de promover a revitalização da região. O Cotuca voltou a ocupar o prédio da Rua Culto à Ciência, em 2022, depois de oito anos de reformas. A edificação, projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, terminou de ser construída em 1918 e hoje é tombada pelo patrimônio histórico municipal.

A professora afirmou ainda que a Unicamp já iniciou estudos para verificar que tipo de medidas poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola. Pela legislação, a Universidade só pode atuar dentro da área do colégio.

Reunião entre a diretoria do colégio e os estudantes aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (16)

Outras medidas

Além do encontro com o prefeito, a direção do colégio tem audiência marcada para esta sexta-feira (17) com o comando da Polícia Militar (PM) em Campinas. No encontro, o diretor do Cotuca, professor Luiz Seabra Junior, disse que também vai pedir a intensificação de ações de ronda e patrulhamento na região, especialmente no período das 22h às 23h15, quando os alunos dos cursos noturnos deixam a escola a caminho de casa.

Seabra afirmou que, no dia 28 deste mês, deve encontrar-se com o comando da Guarda Municipal (GM) com vistas a acelerar a adoção de medidas de prevenção, como a intensificação das rondas escolares. “Hoje, além da nossa escola, a equipe de ronda é obrigada a fazer a cobertura de outras seis unidades de ensino, espalhadas por uma área que vai daqui, da região central, até a Vila Brandina”, conta.

Segundo o diretor, as forças de segurança orientam os estudantes a formalizarem as denúncias sobre casos de violência em boletins de ocorrência – que podem ser feitos até mesmo online. “É baseado nos números e estatísticas sobre crimes que a PM e a GM estabelecem cronogramas de patrulhamento”, revela o diretor. “Por isso, é muito importante que todos formalizem as denúncias”, ressaltou.

Ele garantiu ainda que tem mantido contato frequente com os órgãos responsáveis pelas podas de árvores nas ruas do entorno do colégio e com a empresa responsável pela iluminação pública, observando que as ruas ali são escuras e que isso facilita a ação de criminosos. O diretor diz estar preparando uma série de palestras em que representantes das forças de segurança darão orientações práticas aos estudantes.

O diretor do Cotuca, professor Luiz Seabra Junior: acelerar a adoção de medidas de prevenção como a intensificação das rondas escolares

A escola recomendou também o cadastro de todos os alunos no aplicativo conhecido como Botão do Pânico. A ferramenta permite que o usuário vinculado à Universidade, em situações consideradas de emergência dentro das dependências do colégio, acione de forma rápida o Sistema de Vigilância do Campus (SVC).

Para fazer o download do aplicativo no celular, pesquise por “botão pânico unicamp” na Play Store ou App Store. Antes de utilizá-lo, será preciso inserir a identificação do usuário com acesso ao sistema corporativo ou Registro Acadêmico (RA), senha e número de celular.

A Reitoria da Unicamp vai reivindicar a intensificação das medidas de segurança no entorno do Cotuca, localizado na região central da cidade

Comunidade Interna