Os meios de comunicação

A mídia divide-se basicamente em veículos eletrônicos (rádio, televisão e Internet) e impressos (jornais e revistas). Cada um destes meios tem suas características próprias. Portanto, a divulgação de notícias depende do conhecimento sobre como funcionam os diferentes veículos de comunicação para atender plenamente às exigências editoriais e operacionais de cada qual.

Antes de entrar em contato com um jornalista, deve-se saber exatamente para qual veículo se está falando, qual é o seu perfil e o do jornalista envolvido. O assessor de imprensa, neste caso, deve orientar e transmitir informações com antecedência.

A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA

A imprensa forma uma instância de debate e de troca de informações que serve como controle de qualidade na gestão pública, divulgando o que faz e mantendo um relacionamento adequado com os veículos de comunicação.

O jornalista exerce um tipo de “mandato” da sociedade para perguntar, discutir e expor o desempenho dos atores sociais, apresentando os assuntos e promovendo o debate público sobre a atuação da instituição. Os avanços tecnológicos gerados, a prestação de contas e a transparência fornecem subsídios úteis à avaliação do cenário, do contexto e da identificação de problemas e soluções que abarcam as produções acadêmicas da Universidade.

Informar ao cidadão com qualidade, com transparência de suas ações e dar acesso às informações de interesse público são algumas das responsabilidades da instituição pública que tem na imprensa um meio de prestar contas à sociedade. Portanto, deve fazer parte da rotina dos dirigentes, dos pesquisadores e funcionários estarem disponíveis e preparados para divulgar à sociedade, por meio da imprensa, os resultados de suas ações dentro da Universidade.

O JORNALISTA

A profissão de jornalista é uma atividade de natureza social e de finalidade pública;

Seu compromisso é com o público, divulgando a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela apuração precisa dos acontecimentos e pela sua correta divulgação;

Esse profissional desempenha várias funções ao mesmo tempo, vivendo sob constante pressão do tempo e da chefia;

De certa forma, não gosta que ninguém o procure para convencê-lo de que uma notícia é boa. O que parece relevante para uma determinada categoria profissional, pode não ser para o público em geral;

O jornalista escreve para todos os tipos de leitores e todos têm o direito de entender qualquer texto. Por isso, a linguagem jornalística deve ser simples e deve evitar o uso excessivo de termos técnicos.

O ASSESSOR DE IMPRENSA

Desempenha atividade técnica e especializada no jornalismo;

Atua como estrategista para ajudar na tomada de decisões;

Facilita o contato com os jornalistas, mantendo boas relações com redações, editores e chefias, a fim de atender os interesses e necessidades da instituição;

Atende à imprensa a partir do perfil e das necessidades de cada veículo de comunicação;

Tem a responsabilidade de orientar, preparar, acompanhar e subsidiar as fontes de informação, os gestores e outros personagens em entrevistas e na definição de mensagens;

É responsável por atender aos jornalistas e encaminhá-los às fontes de informação;

Responde pela divulgação da produção científica e acadêmica e dos temas de interesse público;

Produz conteúdo noticioso para os públicos interno e externo, utilizando técnicas jornalísticas para explicar o que está acontecendo;

Suas principais características são rapidez e capacidade de síntese, e precisão, o que demanda fácil acesso às informações, setores e pessoas. A agilidade é fundamental para o seu trabalho, já que a informação tem prazo de validade para se tornar notícia e as demandas de imprensa exigem respostas rápidas e adaptadas ao tipo de veículo;

O assessor sabe identificar quando o assunto é de interesse de determinado veículo. Avalia se há informações suficientes, se o tema é notícia e se o impacto de um assunto pode despertar a atenção do público.

O QUE É NOTÍCIA

O conteúdo de uma notícia deve responder às perguntas “quem?”, “o quê?”, “quando?”, “onde?”, “por quê?”, “para quê?”, “como?”. Os principais critérios para que a notícia seja interessante são ineditismo, probabilidade, interesse, apelo, empatia e proximidade.

A notícia deve causar impacto para que possa ser aproveitada pela sociedade. É fundamental que se produzam informações de forma adaptada, atrativa e didática, com a finalidade de despertar o interesse do público e garantir compreensão, além de cumprir também uma função formativa com os textos de opinião.