Sugestão de pauta e divulgação

DIVULGUE SUA PESQUISA

A Unicamp dispõe de canais para divulgação das pesquisas desenvolvidas por seus docentes e pesquisadores, dirigidos tanto ao público em geral quanto aos operadores da comunicação. Embora a Área de Comunicação Institucional faça a prospecção contínua dessas investigações científicas, é essencial que os responsáveis por elas adotem uma postura ativa (como fontes) em relação à publicização de seus trabalhos.

Assim, sempre que uma pesquisa estiver pronta para divulgação, é importante que autores, orientadores ou coordenadores entrem em contato com a Assessoria de Imprensa, via e-mail, telefone ou formulário específico, para comunicarem interesse.

A elaboração de um resumo contendo um ou dois parágrafos, em linguagem direta e sem o uso de termos excessivamente técnicos, facilita muito a compreensão da relevância e alcance dos trabalhos.

Canal para divulgação: www.unicamp.br/unicamp/assessoria-de-comunicacao

Quando a Assessoria de Comunicação enviar uma sugestão de pauta, a imprensa poderá solicitar os contatos para agendamento de entrevistas, de acordo com o interesse de cada veículo de comunicação. É importante estar disponível para atendimento à imprensa e, em alguns casos, para participar de entrevistas em estúdios, rádios e videoconferências. Mas não há como garantir que a matéria seja editada da maneira que mais interessa à instituição.

As solicitações de divulgação das unidades e órgãos devem chegar à Assessoria de Imprensa com antecedência mínima de dez dias, o que permitirá que os conteúdos produzidos tenham o devido destaque e repercussão nos veículos de comunicação externa.

O setor de Relacionamento com a Mídia envia diariamente sugestões de pauta para a imprensa nacional e estrangeira. São textos produzidos por jornalistas da Universidade e publicados no Portal da Unicamp.

A sugestão de pauta tem como função divulgar assuntos de interesse da Instituição, como produções acadêmicas, científicas e eventos científicos e culturais.

A partir daí, os jornalistas da imprensa nacional e internacional que recebem as sugestões de pauta da Unicamp determinam o que será ou não notícia nos meios de comunicação.

Para cadastrar pesquisa, evento, dissertação e tese da sua unidade/órgão para futura divulgação na agenda de eventos, saiba como proceder em: www.unicamp.br/unicamp/assessoria-de-comunicacao