Comunicação Institucional

A Unicamp institucionalizou a sua área de comunicação em 1982 com a criação da Assessoria de Comunicação e Imprensa. Coube a esse setor, ao longo dos anos, organizar e sistematizar a política de comunicação da Universidade, seja por meio da interlocução com os veículos de comunicação, seja por publicações próprias, com fins institucionais. Nesse contexto, a área de comunicação institucional da Unicamp segue os seguintes princípios:

•  A Unicamp considera a comunicação institucional uma atividade estratégica e não apenas operacional, pautada pela constante evolução e aperfeiçoamento;
  •  A área de comunicação atua de forma integrada, proativa e em sinergia com a administração central, unidades de ensino/pesquisa e órgãos administrativos, constituindo um processo transversal e potencializador de todos os outros processos comunicacionais internos e externos;
  •  A Unicamp trata a comunicação institucional mediante os princípios da ética profissional e respeito à sociedade.

Uma de suas funções mais destacadas consiste em promover cada vez mais um relacionamento estreito com os meios de comunicação, gerenciando a comunicação interna/externa para manter a imagem da Unicamp junto à sociedade e ampliar os espaços de participação da universidade na mídia, garantindo acesso rápido às informações e contribuindo para que a instituição cumpra seu papel social em termos de coletividade.

O setor de Relacionamento com a Mídia tem buscado transmitir com clareza as missões e os valores da Assessoria de Imprensa para os diversos públicos da Universidade (sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais, formadores de opinião, etc.).