Serviço de Endocrinologia do HC é eleito um dos melhores do mundo pela revista Newsweek

O serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp está entre os 125 melhores do mundo, segundo o levantamento anual do The World's Best Specialized Hospitals 2022, ranking da revista americana Newsweek. Ele foi classificado em 105º lugar, atrás apenas, no Brasil, dos serviços de Endocrinologia oferecidos pelos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês.

Para o superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, avaliações independentes, como a da revista Newsweek, mostram que a equipe do serviço de Endocrinologia é de altíssimo nível, assim como várias outras do hospital.

A busca por prêmios que reconheçam o trabalho feito no HC é de extrema importância para a motivação de todos - para o ensino, para a pesquisa e para a assistência de nossos pacientes. Desejo que o serviço de Endocrinologia seja um foco de luz para iluminar as pessoas, e as motivar na busca por esse tipo de certificação e reconhecimento”, disse, emocionado, o superintendente do HC.

O serviço de Endocrinologia do HC atende, mensalmente, cerca de mil pacientes de média e alta complexidade e mantém parcerias com outras áreas do HC e da Unicamp, como Pediatria, Ginecologia, Anatomia Patológica, Radiologia, Medicina Nuclear, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Otorrinolaringologia e Neurocirurgia, além do Centro Infantil Boldrini.

Atualmente, conta com quatro docentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM): as professoras Denise Engelbrecht Zantut Wittmann, Elizabeth João Pavin, Lígia Vera Montali da Assumpção e o professor Marcos Antonio Tambascia, além de três médicos (Maria Cândida Parisi, Arnaldo Moura Neto e Walter José Minicucci), o professor aposentado colaborador Heraldo Mendes Garmes e oito médicos-residentes.

Somos um serviço enxuto. Nosso diferencial está nas parcerias e na multidisciplinaridade. Como a endocrinologia é uma especialidade abrangente e vasta, nossos serviços são colaborativos. Atendemos pacientes com obesidade, síndrome metabólica, diabetes do tipo I e II, nódulos, câncer ou disfunção de tireoide, ou que necessitem de punção guiada por ultrassom e tratamentos na área da neuroendocrinologia. Entre outras parcerias, nossos residentes participam dos serviços de endócrino-pediatria e de distúrbios da diferenciação do sexo com a área de Pediatria; com a Ginecologia, participamos do serviço de ginecoendocrinologia, e assim por diante. Nosso staff está também engajado em pesquisas e na orientação de pós-graduandos e médicos residentes em seus trabalhos de conclusão de curso, e na participação em estágios e congressos nacionais e internacionais. Nós nos desdobramos para atender da melhor forma possível nossos pacientes”, afirma a chefe do serviço de Endocrinologia do HC e da disciplina de Endocrinologia da FCM, Denise Wittmann, surpresa com o resultado da avaliação da Newsweek.

Atendimento clínico e pesquisa

A área de Endocrinologia desenvolve também as seguintes linhas de pesquisa: marcadores de resistência à insulina e fatores de risco cardiovascular; fatores prognósticos em carcinoma de tireoide e distúrbios da diferenciação e determinação do sexo e doenças endócrinas na infância, entre outras pesquisas em parceria com docentes e grupos da FCM e do HC.

Como lembra o endocrinopediatra Gil Guerra Júnior, no Brasil o serviço de endocrinologia do HC ficou atrás apenas de dois hospitais privados (Albert Einstein e Sírio Libanês) com forte investimento em tecnologia. Para ele, o grupo do HC consegue compensar a questão tecnológica com a qualidade do serviço clínico oferecido por docentes, médicos, residentes e enfermeiros.

Como somos um hospital-escola dentro de uma universidade pública, nossos pacientes entendem que nos dedicamos a eles não só na assistência, mas também no ensino e pesquisa, que também são fundamentais para a qualidade do atendimento. É uma honra estarmos entre os 125 melhores do mundo no principal serviço público de Endocrinologia”, destaca Gil Guerra.

Ainda de acordo com o médico, que é também professor da área de pediatria da FCM, quando se fala em endocrinologia não se fala apenas em adultos, mas também em crianças.

Somos referência na endocrinologia pediátrica na as áreas de diferenciação do sexo, puberdade precoce e distúrbios de crescimento, e uma das referências no Estado de São Paulo para a triagem neonatal. Só isto já indica a qualidade do nosso atendimento”, complementa.

Melhores hospitais do mundo e especialidades

O ranking dos Melhores Hospitais Especializados do Mundo é publicado anualmente pela Newsweek. São dez categorias: Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Ortopedia, Pediatria e Pneumologia.

As classificações são baseadas em recomendações de médicos, pesquisas de satisfação com pacientes e familiares e indicadores de desempenho. O trabalho é feito em parceria com a Statista Inc., uma empresa global de pesquisa de mercado e dados do consumidor.

Matéria original publicada no site do HC da Unicamp.

Para o superintendente Antonio Gonçalves de Oliveira Filho este tipo de avaliação independente mostra que a equipe é de altíssimo nível, assim como várias outras do hospital

Comunidade Interna