Reitor recebe Diploma de Mérito Educacional Professor Darcy Ribeiro

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu, na tarde desta terça-feira (14), o Diploma de Mérito Educacional Professor Darcy Ribeiro, oferecido pela Câmara Municipal de Campinas. A honraria — que surgiu de uma indicação do vereador Paulo Haddad (Cidadania) e foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa — é entregue a pessoas ou instituições que tenham contribuído de forma relevante para a causa da educação na comunidade de Campinas.

A solenidade de entrega foi realizada no salão do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, e contou com a presença do prefeito de Campinas, Dario Saadi, e de outras autoridades. Também estiveram presentes na cerimônia os pró-reitores Rachel Meneghelo (Pós-Graduação), João Romano (Pesquisa), Ivan Toro (Graduação), Fernando Coelho (Extensão e Cultura) e Fernando Sarti (Desenvolvimento Universitário); o chefe do Gabinete do Reitor, Paulo César Montagner; e diretores de unidades, professores e servidores da Unicamp.

“O homenageado é o professor Antonio Meirelles, mas os presenteados somos eu e toda a Câmara de Campinas”, disse o vereador Paulo Haddad. “Trata-se de uma honraria altamente meritória, por conta de sua trajetória no campo da educação e sua contribuição para o fortalecimento da Unicamp, uma universidade pública considerada hoje uma das mais importantes do país”, acrescentou o parlamentar.

O reitor Antonio Meirelles recebe o Diploma de Mérito Educacional das mãos do verador Paulo Haddade di

Emocionado pelas presenças da esposa Eloise e da irmã Maria Angela, Antonio Meirelles disse ter procurado razões para ser homenageado com o título que leva o nome de Darcy Ribeiro, em sua opinião, um dos mais importantes pensadores da educação no Brasil. Ser homenageado com um diploma que leva o nome de Darcy Ribeiro leva-me a pensar no que possa ter feito para merecê-lo. A questão aqui não é currículo, não são os méritos de uma produção acadêmica, nem falsa modéstia. Trata-se da necessidade que tenho de procurar conexões com a história deste que foi, sem dúvida, um dos grandes intelectuais deste país”, disse o reitor em seu discurso de agradecimento.

“Darcy Ribeiro não foi somente um pensador, mas alguém que de fato procurou transformar nosso país e que deixou marcas em momentos importantes de nossa história recente”, acrescentou Meirelles, lembrando que Darcy Ribeiro foi um dos fundadores da UnB (Universidade de Brasília) e seu primeiro reitor. Lembrou, ainda, que Darcy Ribeiro participou da criação do Parque Indígena do Xingu e foi idealizador dos Centros Integrados de Ensino Público, escola de tempo integral com atividades recreativas e culturais criada ainda na segunda metade da década de 80.

“Procurei listar elementos de minha vida que, de alguma forma, pudessem me conectar com as batalhas pelo ensino público e universal que uniram intelectuais como Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Paulo Freire. Percebam, a conexão não é com eles como pensadores que viram na educação um dos elementos essenciais para nosso desenvolvimento como país e que foram capazes de formular propostas concretas para trilhar este caminho. É acima de tudo o fato de que sou filho desta escola pública que eles tanto defenderam”, explicou.

“Quem me alfabetizou foi minha mãe, uma professora de escola primária que dava aulas em escola rural nas cercanias de Franca, aulas em uma única sala, dadas, simultaneamente, para alunos do primeiro ao quarto ano, eu então aluno do primeiro ano. No segundo ano, já em Campinas, estudei no Castorina Cavalheiro, o ginásio no Culto à Ciência, os dois primeiros anos do colégio na Escola de Química (atual Etecap) e o último ano no Aníbal de Freitas”, revelou.

##
Solenidade contou com a presença do prefeito Campinas, Dario Saadi, e de outras autoridades; também estiveram na cerimônia os pró-reitores, diretores de unidades, professores e servidores da Unicamp

No final, o reitor  lembrou que apesar das dificuldades, a qualidade do ensino público superior foi preservada. “Ao longo de todo este período de nossa história recente e com todas as dificuldades que tivemos para preservar um ensino público de qualidade, conseguimos construir e manter um ensino superior público de excelente qualidade, capaz não só de formar pessoas de elevado padrão, mas também de gerar ciência, tecnologia e conhecimento de elevado padrão".

“Nós só temos que agradecer ao reitor, pelo enorme esforço que ele tem feito para aproximar a Universidade da cidade e de sua população”, disse o prefeito de Campinas, Dario Saadi. “A honraria é justa, quando a representatividade é imensa, e é este o caso”, concluiu o prefeito.

A solenidade de entrega foi realizada no salão do Conselho Universitário da Unicamp e contou com a presença do prefeito Campinas, Dario Saadi