Zíper na Boca participa de Encontro Binacional de Coros na Argentina

Os 40 membros do Coral Unicamp Zíper na Boca, acompanhados pela regente, Vivian Nogueira, embarcam para a Argentina, nesta quarta-feira (15), para o Encontro Binacional de Coros Universitários. Ao lado do Coro da Universidad Nacional de Rio Negro, o coral da Unicamp se apresentará no Centro Municipal de Cultura de Viedma, na sexta-feira (17). O intercâmbio contou com o apoio institucional da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp.

Para a regente, a experiência promete impactar o grupo dentro e fora do palco. “Além do intercâmbio, do contato com uma outra cultura, os coros têm uma outra sonoridade, têm universos sonoros diferentes”, explicou. Para Vivian, a oportunidade de imersão no universo do canto coral será única para o grupo, composto por estudantes, professores e funcionários da universidade, e pessoas da comunidade externa, que se encontram pontualmente para ensaiar. “Será bastante significativo para o crescimento do grupo, e isso se reflete, sem dúvida, na produção musical”, afirmou.

##
Os 40 membros do Zíper na Boca, acompanhados pela regente, Vivian Nogueira, embarcam para a Argentina, nesta quarta-feira (15)

De acordo com Vivian, este intercâmbio começou a ser tecido durante a pandemia. Diante da impossibilidade dos encontros presenciais, o Zíper produziu uma série de conteúdos audiovisuais no formato virtual choir e começou a participar de festivais internacionais. “Participamos de mais de 30 festivais internacionais online, tanto promovidos aqui no Brasil, como na América Latina, na Espanha. Nesse universo, tivemos o primeiro contato com o coro da Universidade Nacional de Rio Negro. E, logo no primeiro festival em que os dois coros se apresentaram, eles entraram em contato comigo”, contou a regente. “O período da pandemia foi bem difícil, criou diversas dificuldades para a atividade coral, mas aos poucos foram surgindo possibilidades”, refletiu.

O Zíper leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa. “O espetáculo se chama Uma Aquarela no Samba. Na primeira parte, trazemos esse repertório de Toquinho e Vinicius, mais voltado para o público infantil, com as canções da Arca de Noé principalmente. Na segunda, vem o samba de Adoniran, que é o grande ícone do samba paulista”, contou. Segundo a regente, todos os arranjos foram feitos especialmente para o grupo por ela e por integrantes que são alunos do curso de música, Weverton Silva e Fernando Mori. “Foi uma experiência muito boa. Enquanto eles estavam compondo os arranjos, estávamos ensaiando. Foi uma troca bem grande. Eles estão muito sintonizados com o grupo”, destacou.

Confira o espetáculo realizado no dia 29 de outubro no Teatro Castro Mendes:

O espetáculo "Uma Aquarela no Samba" conta com arranjos feitos especialmente para o grupo