Busca no Clipping

FOLHA DE S.PAULO ONLINE

Pelo tamanho da população, o número de pessoas que têm perda de receita é, em valores absolutos, mais alto que em outros estados, segundo Eduardo Fagnani, professor de economia da Unicamp.

FOLHA DE S.PAULO ONLINE

"Tripas", cujo processo contou com uma residência dos Kosovski na Unicamp, também é mote do pós-doutorado de Ricardo na universidade paulista (intitulado "Das tripas... autoficção").

FOLHA DE S.PAULO

“Esse desconhecimento não é problema, já que o funcionamento de diversos psicofármacos ainda é pouco esclarecido. Essa é uma grande oportunidade para novas pesquisas no Brasil, onde a bebida [ayahuasca] não é ilegal”, afirma Luís Fernando Tófoli, psiquiatra, coautor do artigo e pesquisador na Unicamp.

SUPERINTERESSANTE ONLINE

Para Luís Fernando Tófoli, psiquiatra e professor da Unicamp, ainda há um agravante nessa relação: a tentação de buscar a alteração de um estado emocional do paciente com mudanças na medicação pode ser frequente quando quem prescreve também é aquele que ouve. “Em casos menos complexos, é aceitável que o psiquiatra com treinamento em psicoterapia assuma o papel de terapeuta. Mas não é o ideal”, diz.

FOLHA DE S.PAULO

A cidade tem 13 áreas de trânsito calmo. No próximo semestre, São Miguel Paulista, na zona leste, vai receber um novo espaço acalmado. “A ideia é criar uma área comum para ciclistas, motoristas e pedestres. O modelo já é muito utilizado na Europa”, afirma Carlos Alberto Bandeira Guimarães, professor de engenharia civil da Unicamp.

G1/NACIONAL

O Hospital de Clínicas da Unicamp (HC), em Campinas (SP), está desmarcando ao menos 100 exames de cintilografia óssea para pacientes que fazem tratamento contra os cânceres de mama, próstata ou pulmão. Este número representa o cancelamento desta semana e da próxima também, segundo a diretoria do hospital. O motivo é a falta de uma substância necessária para que o paciente tome antes do procedimento, o que torna os órgãos internos mais visíveis no exame.

CORREIO POPULAR

O espetáculo será apresentado hoje, na Sala Paes Nunes, na Unicamp. Além de Campinas passa por Bauru e São Paulo.

AGÊNCIA O GLOBO

O evento é uma iniciativa do Grupo Campinas Decor, que há 23 anos promove a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, que neste ano segue até sábado, 16 de junho, tendo como sede a Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp.

ISTOÉ ONLINE

Recentemente, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou a lista de obras obrigatórias para o vestibular 2020 da instituição. Entre as novidades, está a inclusão do álbum Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais.

O ESTADO DE S.PAULO

Recentemente, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou a lista de obras obrigatórias para o vestibular 2020 da instituição. Entre as novidades, está a inclusão do álbum Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais.

ONU BR NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL

De acordo com dados do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Brasil reconheceu, até o final de 2017, um total de 10.145 refugiados de diversas nacionalidades. Com relação às migrações, segundo a pesquisa Atlas Temático: Observatório das Migrações em São Paulo, elaborada por pesquisadores da Unicamp, entre os anos de 2000 e 2015 chegaram ao Brasil 880 mil imigrantes.

GOVERNO DE SÃO PAULO

Um grupo de pesquisadores da Unicamp desenvolveu um método não invasivo de diagnóstico de fibrose cística. A doença, que gera desequilíbrio na concentração de cloro e sódio nas células produtoras de secreções do corpo, poderá ser descoberta através de um procedimento mais simples e preciso de coleta de amostras biológicas.

CORREIO.COM.BR

O evento é uma iniciativa do Grupo Campinas Decor, que há 23 anos promove a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do Interior paulista, que neste ano segue até sábado, 16 de junho, tendo como sede a Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp.

CORREIO.COM.BR

Serão homenageados na mesma noite pelo Paes Leme 2018, os médicos Dr. Roberto Silveira Pinto de Moura, psicanalista pioneiro do Departamento de Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP) e Dr. Rubens Marcondes Pereira, que fundou o Serviço de Radiologia também da FCM, em 1968.

CBN CAMPINAS

A Copa do Mundo já começou e os bolões entre amigos e colegas de trabalho também. A dica para quem quer acertar o maior número de palpites é saber usar as informações e priorizar os jogos mais equilibrados e entre seleções menores. A estratégia é a mais indicada pelo professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, Sebastião de Amorim.

CORREIO POPULAR

Primeiro longa-metragem coproduzido pela Unicamp em parceria com a TAO Produções, O Crime da Cabra ganhou os três maiores prêmios do Festival de Cinema de Carpina (PE): Melhor Atriz para Aríete Salles, Melhor Diretor para Ariane Porto e Tereza Aguiar e Melhor Roteiro para Ariane Porto, Renata Paliottini e Ricardo Grynszpan. Rodado em Campinas, o filme reuniu atores consagrados como Aríete Salles, Lima Duarte, Laura Cardoso, Valéria Monteiro e Rafaela Puopolo, ao lado de atores locais, além de, como filme-escola, envolver alunos, funcionários e professores da Unicamp.

CBN CAMPINAS

A Copa do Mundo é um evento que gera engajamento global e associar o mundial de futebol à política, cultura, ciência e tecnologia se torna inevitável. O professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, Peter Shulz, lembra que o número de países que transmitem a Copa é maior do que os que participam da ONU.

CORREIO.COM.BR

Ser aprovado no vestibular não é tarefa fácil e o sucesso só vem quando o preparo inicia meses antes da prova. Os livros relacionados como “leitura obrigatória” para os exames da USP e da Unicamp são o ponto de partida para todas as questões de Literatura, tanto nas questões da primeira quanto de segunda fase, bem como para algumas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia etc. Além de serem um suporte para a prova de Redação.

G1/NACIONAL

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) realizou na terça-feira (12), o 1º workshop para debater a criação do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância, em Jundiaí. A iniciativa faz parte do projeto Escola Inovadora para aperfeiçoar a rede municipal de ensino. O evento realizado no Complexo Argos reuniu educadores da rede, além das pesquisadoras do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEEP) da Unicamp, Roberta Rocha Borges e Valéria Cantelli, e do representante da VEC Engenharia, arquiteto Marcelo Pucci e parceiros do projeto.

R7.COM

Ele lembrou que as três grandes universidades paulistas – USP, Unicamp e Unesp – criaram a Universidade Virtual de São Paulo e que Goiás está em processo de estabelecer, na prática, essa parceria, agregando valor àquilo que já está sendo feito em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.