DAC faz homenagem a Orlando Carlos Furlan, falecido há um ano

Em cerimônia organizada pelo corpo de servidores da Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp, foi inaugurada nesta quarta-feira (26/04) a sala Orlando Carlos Furlan, no prédio da DAC, que leva o nome do servidor que dedicou 38 anos de sua vida à Universidade, a maior parte deles como assistente técnico de unidade (ATU) no Instituto de Economia (IE) e os últimos seis anos como coordenador da DAC (2015-2021). Furlan faleceu em abril de 2022, aos 62 anos, um ano após sua aposentadoria. A solenidade em sua homenagem contou com a presença do reitor Antonio José de Almeida Meirelles e de familiares, entre eles sua mãe e sua esposa.

Marcado por muitas demonstrações de carinho, o evento foi organizado dando atenção a delicados detalhes como a reprodução da capa colorida de um dos livros de Furlan colocada na porta da sala inaugurada: EmoçãoSabor e Reflexão, lançado em 2016. Quatro receitas do livro de culinária, poesia e prosa foram preparadas por colegas servidores e oferecidas no coquetel realizado no final do evento. Furlan escreveu mais dois livros, ambos sobre gestão pessoal: Atitude vencedora: faz toda a diferença e Sem Limites: O Poder de Viver seu Potencial.

“Está tudo tão bonito! Aqui era a segunda família dele”, disse a mãe do servidor, Diva do Amaral Furlan, que também foi servidora da Unicamp. “Coloquei meus quatro filhos aqui [na Unicamp, como servidores]”, destacou sorridente. Ao falar do filho homenageado, lembrou de como ele “era ótimo no fogão” e como “sabia tudo da Unicamp inteira”.

##
No alto à direita; o reitor Antonio Meirelles ao lado da mãe de Orlando, Diva do Amaral, público participou massivamente do evento marcado por várias demonstrações de carinho

Compuseram a mesa da solenidade o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti, o atual diretor acadêmico, Fernandy Ewerardy de Souza, e um dos filhos de Orlando, Tiago Furlan, que representou na mesa os demais familiares também presentes na cerimônia: a esposa do homenageado, Neide dos Santos Furlan, as irmãs Maria Carolina Furlan e Maria Cláudia Furlan Hudorovi, a nora Gislaine Donato Furlan (esposa do filho Tiago), e Felipe Furlan, outro filho (o único ausente, porque se encontra no exterior).

“Furlan foi importante como servidor e como ser humano. Serviu com carinho. Era uma pessoa generosa e acolhedora”, disse o reitor, que agradeceu à direção da DAC pela iniciativa de prestar a homenagem. “Quero reforçar a ideia de que é muito importante fazermos esse tipo de homenagem.” De acordo com Meirelles, encontrar um pouco de nossa história na história de outra pessoa é sempre um motivo de felicidade. “Agradecemos à família por ter colocado Orlando na Universidade”, disse o reitor, que assim que chegou ao evento cumprimentou a mãe do servidor, ao lado da qual também tirou fotos.

O diretor acadêmico destacou em sua fala o exemplo de dedicação, ética e perseverança que Furlan deu ao longo de sua vida. O filho Tiago Furlan endossou a fala do diretor: “Meu pai era uma pessoa diferenciada”. Ele lembrou que, muitas vezes, aos domingos, ele levava para a refeição em família alguma pessoa que passava por necessidade. “Agradeço à Universidade, da qual participei como aluno. Estamos muito gratos por tudo isso. Espero que a sala possa cumprir o seu propósito.”

O pró-reitor teve seu maior convívio com Furlan no Instituto de Economia, onde Furlan exerceu suas atividades por 34 anos. Sarti recordou várias situações em que o homenageado teve atitudes generosas e de extrema bondade em relação ao outro. “Ele era realmente uma pessoa iluminada e muito especial, como já foi dito aqui”, disse Sarti, que escreveu o prefácio do primeiro livro de Furlan, Atitude vencedora: faz toda a diferença. “Ele não tinha só o compromisso institucional. Seu compromisso era com as pessoas. Ele deixa um legado impressionante.”

A sala que leva o nome de Orlando Carlos Furlan será destinada a eventos e reuniões. Quando coordenador da DAC, o próprio Furlan destinou a sala para encontros da equipe de servidores. Essa mesma equipe organizou a homenagem ao colega. Segundo Cláudia Marques, administradora da DAC, além de estamparem a capa do livro de Furlan na porta da sala especial, os organizadores decidiram preparar algumas receitas extraídas do livro EmoçãoSabor e Reflexão, organizado por Furlan com receitas dele e de outros servidores. “Escolhemos quatro receitas dele, que foram preparadas pela equipe. Cada um fez em casa e trouxe para servirmos no coquetel, junto com as outras comidas do bufê”, disse Marques. As receitas escolhidas foram bolo de maçã, brownie, bolinho de fubá e um lanche salgado.

Também prestigiaram o evento os ex-coordenadores da DAC Adauto Bezerra Delgado Filho, gestão 2018-2021, e Antônio Faggiani, gestão 1987-2015, além do diretor da Escola de Educação Corporativa (Educorp), Edison Cardoso Lins, e do diretor do Instituto de Geociências (IG), Márcio Cataia, entre outros.

“Eu enfoco o poder de viver o potencial de cada um, sem limites”, disse Orlando Carlos Furlan em uma entrevista ao Portal da Unicamp a respeito de seu livro Sem Limites: O Poder de Viver seu Potencial. “Procuro difundir o meu conhecimento com o intuito de contribuir com as pessoas para o seu crescimento pessoal, profissional e familiar. Espero que os leitores desvendem novas possibilidades de crescimento. Esse é o meu propósito de vida.”

Leia mais sobre Orlando Furlan:

Orlando Carlos Furlan assume a direção da DAC

Orlando Furlan, ATU do Instituto de Economia, lança livro de gestão pessoal

Orlando Furlan lança livro “Atitude Vencedora” e responde perguntas de economia

Sem limites, novo livro de Orlando Furlan

Livro “Emoção, Sabor e Reflexão” é lançado durante comemorações de 10 anos do GGBS

Imagem de capa