Nos EUA, equipe da Unicamp recebe prêmio internacional da Nasa

O grupo premiado desenvolveu um site imersivo que dá aulas a um habitante de um planeta distante sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra

A solenidade de premiação foi realizada na sede da NASA, em Washington D.C, nesta quarta-feira (5); evento contou com a presença do reitor Antonio Meirelles

Com a presença do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, a equipe da Unicamp vencedora do desafio internacional da Nasa – a agência espacial dos Estados Unidos – recebeu o prêmio nesta quarta-feira (5), em solenidade realizada na sede da agência, em Washington D.C. Neste ano, a cerimônia contou com a participação das equipes vitoriosas de 2023 e dos três anos anteriores, 2022, 2021 e 2020, cujos eventos de premiação não foram realizados devido à pandemia de covid-19.

Chamada de Space App Challenge, a maratona 2023 promovida pela Nasa registrou a inscrição de 57.999 estudantes de 152 países.

Batizado de Greetings from Earth (Saudações da Terra), o time da Unicamp foi formado pelos alunos de Engenharia de Computação Andreas Cisi Ramos, Bruno Amaral Teixeira de Freitas, Bernardo Panka Archegas, Naim Shaikhzadeh Santos e Felipe Gabriel Brabes da Silva, além de Daniel Yuji Hosomi, da Ciência de Computação.

O grupo desenvolveu um site imersivo que dá aulas a um habitante de um planeta distante sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra.

Acesse o site premiado.

“Dois aspectos devem ser destacados no contexto deste resultado obtido por uma equipe de alunos de nossa universidade. O primeiro é o excelente desempenho de nossos alunos em um desafio que envolveu dezenas de milhares de jovens de todo mundo, o que só aumenta nosso orgulho da Unicamp e dos graduandos que ela está formando”, disse o reitor, após a premiação.

“O segundo é o fato de que membros de nossa comunidade lideram a organização da participação brasileira no evento e que empresas-filhas da Unicamp dão apoio a esta participação, incentivando também que outros jovens de Campinas e região se envolvam no desafio”, acrescentou Meirelles.

O time da Unicamp foi formado pelos alunos de Engenharia de Computação Andreas Cisi Ramos, Bruno Amaral Teixeira de Freitas, Bernardo Panka Archegas, Naim Shaikhzadeh Santos e Felipe Gabriel Brabes da Silva, além de Daniel Yuji Hosomi, da Ciência de Computação

Depois da premiação, a Nasa organizou um painel com vencedores do desafio e líderes locais da maratona. Do Brasil, participou deste painel o aluno de mestrado da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (Feec) Marco Antonio Linhares, que foi o organizador do desafio Nasa em Campinas e região. Também participaram do painel representantes de equipes da Colômbia, de Bangdalesh e da Argentina.

A diretora da Divisão de Ciências da Terra da Nasa, Karen St. Germain, por sua vez, falou sobre o conjunto de atividades que a agência promove para monitorar a evolução dos eventos na terra, como as mudanças climáticas, a evolução dos oceanos e questões similares, sobre o volume de dados a respeito desses tópicos reunidos diariamente e sobre seu processamento.

A equipe da Unicamp foi complementada com a participação do professor da Feec Leandro Tiago Manera, do CEO da Empresa-Filha da Unicamp “Neger Telecom”, Antonio Eduardo Ripari Neger, e de Carlos Netto, CEO da Empresa-Filha da Unicamp “Matera”.

O desafio da Nasa também premiou trabalhos de estudantes de Taiwan, Peru, Estados Unidos, Tajiquistão, Ucrânia e Bangladesh.