Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) divulgou um comunicado nesta quinta-feira (9) de apoio à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), destacando a importância da manutenção do financiamento ao órgão.

A nota se refere ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025 — encaminhado à Assembleia Legislativa e que recomenda a redução do repasse das Receitas Tributárias do Estado à Fundação, previsto pela Constituição Paulista, de 1% para 0,7%. O corte é equivalente a R$ 600 milhões.

Comunicado Cruesp Nº 03/2024

São Paulo, 09 de maio de 2024

O ensino superior e o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação têm relação intrínseca, principalmente no Estado de São Paulo, onde há uma estrutura sólida, construída por diferentes atores e gerações, e formada pela USP, pela Unesp e pela Unicamp, três universidades públicas federais, institutos federais, universidades particulares, inúmeras empresas e uma importante agência de fomento, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esse sistema, caracterizado pela importante interação com a sociedade, pela transferência do conhecimento e pelo forte impacto na qualidade de vida da população, para ser eficiente, necessita de planejamento a longo prazo, de apoio político, de políticas públicas eficientes e de financiamento adequado.

Inúmeros exemplos recentes de sucesso podem ser citados como resultado da interação da Fapesp com o setor acadêmico e com a sociedade, como o desenvolvimento do “carro voador”, as pesquisas na área da agricultura de baixo carbono, as iniciativas para a transição energética sustentável, os avanços na medicina com a tecnologia CAR-T cell para tratamento de câncer e os transplantes heterólogos, e a criação dos centros de inteligência artificial.

Tais iniciativas não somente produzem conhecimento e formam profissionais capacitados, mas, também, afetam positivamente, de forma significativa e assertiva, a vida das pessoas.

Para manter esses ganhos históricos e avançar nessa trajetória, precisamos de uma Fapesp protagonista, com financiamento previsível, para que sejam mantidos sua acurada qualidade na avaliação de projetos e seu reconhecimento internacional.

A pujança da ciência de São Paulo deve crescer cada vez mais e o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo são fundamentais para a manutenção e o progresso dessa excelência.

Carlos Gilberto Carlotti Junior
Reitor da USP e presidente do Cruesp