Reitor Antonio Meirelles participa dos 75 anos da UDUALC, em Bogotá

Reitor Antonio Meirelles entrega placa de homenagem a presidente da UDUALC e reitora da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), Dolly Montoya Castaño (blazer branco): defender a autonomia universitária com vistas à avaliação e à qualidade acadêmica

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, participou da comemoração pelos 75 anos da União das Universidades da América Latina e do Caribe (UDUALC), realizada no dia 18 de abril, em Bogotá, na Colômbia. Como parte das festividades, a entidade realizou a 100ª sessão ordinária do Conselho Executivo, que se reuniu para discutir os desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior da região. O Conselho reforçou a defesa da autonomia universitária e pediu esforços para a internacionalização, a cooperação acadêmica e a integração das universidades da América Latina e do Caribe.

O reitor disse ter observado grande interesse do conjunto de universidades que integram o órgão em ampliar a integração, seja por meio de intercâmbio de professores, estudantes ou servidores, seja na execução de projetos conjuntos. O reitor, no entanto, vê fatores limitadores.

“A situação das universidades no que se refere a financiamento, por exemplo, é muito diversa”, diz Meirelles. “Então, seriam necessários programas que envolvessem governos para se possa implementar uma ação mais integradora na América Latina e no Caribe”, avalia Meirelles.

“Na minha avaliação, compartilhamos algumas situações em comum: somos países, em sua maioria, em desenvolvimento; de renda média semelhante, com muitos desafios na questão da distribuição de renda e demandas sociais, mas similares no que se refere a oportunidades com a questão ambiental, de sustentabilidade, com o potencial agrícola e com a necessidade de ampliar o papel da indústria”, argumenta o reitor.

“Só que, para serem aproveitadas essas oportunidades, para que isso gere um espírito colaborativo, que é importante para ações em larga escala, é preciso uma atuação governamental mais forte e não apenas por parte das instituições”, complementou.

Abertura da Reunião do Conselho Executivo da UDUALC; da esquerda para a direita, o secretário geral da entidade, Roberto Escalante, a reitora da Universidade El Bosque, Maria Clara Rangel Gálvis e a presidente da entidade e reitora da Unal, Dolly Montoya Castaño; em pé, Maria Clara Coral Betancour, diretora de Relacionamento Externo da Universidade El Bosque

Meirelles é 3º vice-presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e foi ao encontro acompanhado da Diretora Executiva do GCUB, professora Rossana Valéria de Souza e Silva, e do Chefe de Gabinete da reitoria da Unicamp, professor Paulo César Montagner. Também estiveram presentes o ex-reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel, e a ex-coordenadora-geral da Universidade, professora Teresa Atvars.

A presidente da entidade e reitora da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), Dolly Montoya Castaño, afirmou que, nestes 75 anos, a UDUALC tem construído, a partir da pluralidade da América Latina e da região do Caribe (ALC), um eixo transformador que foi instalado e fortalecido com universidades caribenhas, de língua francesa e de língua inglesa.

Montoya Castaño ressaltou a necessidade de a entidade continuar a defender a autonomia universitária com vistas à avaliação e à qualidade acadêmica, bem como a de repensar a educação diante das mudanças do mundo contemporâneo.

Reitora da Universidade El Bosque e anfitriã do evento, a professora María Clara Rangel disse que a organização do seminário traçou como objetivo a colaboração e o compartilhamento de experiências entre as instituições de ensino superior, uma vez que, segundo ela, o papel das universidades “é crucial como motores de inovação, geradoras de conhecimento para o futuro da região, bem como uma plataforma para reconhecer os desafios enfrentados no contexto atual”.

A UDUALC é a maior e mais antiga rede de Instituições de Ensino Superior do continente e reúne universidades e instituições de ensino superior de seis regiões — América Central, Caribe, México, Cone Sul, região Andina e Brasil. O ex-reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, presidiu a entidade no período de 2014 a 2017.