Notícias

Assinatura de memorando de entendimento inicia proximidade com a Universitas Airlangaa, da Indonésia

O acordo foi assinado pelo reitor Antonio Meirelles e pelo vice-reitor de Relações Internacionais da Airlangaa, Muhammad Miftahussurur

A assinatura de um memorando de entendimento, na manhã desta terça-feira (23), entre a Unicamp e a Universitas Airlangaa, da Indonésia, estreitou a relação entre as duas instituições de ensino e pesquisa com o objetivo de promover parcerias entre as universidades. O acordo foi assinado pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles e pelo vice-reitor de Relações Internacionais da Airlangaa, Muhammad Miftahussurur.

Além de realizar programas de mobilidade estudantil, melhorando a posição das universidades entre as melhores do mundo, o vice-reitor Miftahussurur destacou seu interesse de promover parcerias nas áreas de Farmácia, Odontologia e Medicina. “Somos uma das melhores universidades da Indonésia e viemos para a Unicamp, uma das melhores do Brasil, porque queremos promover essa colaboração. Acreditamos que o encontro desta manhã proporcionará esse crescimento”, disse o vice-reitor, que estava acompanhado pelo coordenador de Pesquisa Internacional, Tofan Agung Eka Prasetya. Segundo Miftahussurur, este é o primeiro acordo da Airlangaa com uma universidade da América do Sul.

Para o reitor da Unicamp, a assinatura do memorando é muito significativa, porque contribui para ampliar a aproximação com a Ásia. “Sabemos que grande parte do crescimento econômico, hoje, está ocorrendo na parte asiática do mundo, e suas universidades estão subindo rapidamente em posições do ensino superior e da ciência e tecnologia. A Unicamp, uma das mais importantes universidades do Brasil e da América Latina, poderá trocar experiências e também galgar alguns postos em nossa posição junto às universidades de todo o mundo, como parte do nosso esforço de internacionalização. Há várias propostas de colaboração, e vejo muitas oportunidades para nossos estudantes, professores e funcionários”, disse Meirelles.

Segundo o reitor, essa é mais uma iniciativa de expansão na Ásia, alinhada ao objetivo de estreitar as redes de conexão no mundo acadêmico e científico. “Tradicionalmente, temos contato mais frequente com Europa e América do Norte. Mas precisamos transpor barreiras e ampliar a conexão no lado asiático. Tivemos uma aproximação forte com o Japão durante um tempo e, agora, estamos intensificando a colaboração com a China e com a Coréia do Sul.”

De acordo com o professor Osvaldir Pereira Taranto, diretor executivo para Assuntos Internacionais da Unicamp, as conversas com a universidade Airlangaa da Indonésia começaram há algum tempo, e a assinatura do memorando formaliza a aproximação e a análise das possíveis parcerias, entre elas, publicações conjuntas de artigos indexados na Scopus e colaboração em pesquisa.

Não há prazo estabelecido para a conclusão do estudo de parceria, mas Taranto identifica muitas possibilidades de mobilidade de estudantes e de professores. “Eles falaram, por exemplo, sobre bolsa para professores e sugeriram que a Unicamp tenha um Corner na Airlangaa. Agora, realizaremos encontros para detalhar as possíveis colaborações”, afirma Taranto.

Segundo Mayara Ferreira Morais, da Cooperação Internacional da Unicamp, após a consolidação de acordos de colaboração da Unicamp com universidades da China, do Japão e da Coréia do Sul, a Unicamp carecia de uma aproximação com o sudeste asiático, com países como a Indonésia. A Universitas Airlangaa tem cerca de 43 mil estudantes, 2 mil professores e 2 mil funcionários.  São 16 faculdades, uma escola de ensino médio e 187 programas estudantis. A universidade está instalada em seis campi, o principal deles localizado na cidade de Surabaya, a segunda maior cidade do país, com 3 milhões de habitantes.