DGA ministra treinamento para membros da Polícia Militar sobre lei de licitação

A Diretoria Geral da Administração contou com o apoio da Escola de Educação Corporativa (Educorp)

A Diretoria Geral de Administração (DGA) ministrou nos dias 9 e 11 de abril um curso de treinamento para 140 policiais militares do Estado de São Paulo sobre a fase preparatória da licitação para solicitantes, com base na Lei Federal nº 14.133/2021. A primeira turma do curso, em formato presencial, contou com 119 participantes e a segunda turma, em formato online, 21.

A abertura do evento ficou a cargo da diretora da DGA, Lina Amaral Nakata, e de Luciana Aparecida da Cunha Pizatto, assessora da Diretoria Executiva de Administração (DEA). Ambas ressaltaram a importância da parceria na busca pela capacitação de seus quadros com vistas a uma melhor realização das contratações, e a otimização dos recursos da sociedade, com foco no interesse público.

A DGA, com apoio da Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp, coordenou a iniciativa. O treinamento foi ministrado pelos servidores da DGA Lucas Henrique Coutinho, Patricia Ferrari Schedenffeldt e Filipe Vicentin Rossini e buscou capacitar os servidores envolvidos na cadeia de suprimentos, sobretudo solicitantes, compradores e áreas técnicas, quanto à nova fase preparatória da contratação. Os palestrantes ressaltaram a importância da correta execução dessa etapa e de seus artefatos, como estudo técnico preliminar, análise de risco, pesquisa de preços e termo de referência, possibilitando uma visão sistêmica dessa fase e afastando dela o viés de simples rito processual.

“Desde o primeiro contato que fizemos, o profissionalismo e a cortesia de vocês [da DGA] ficaram muito latentes, confirmando os elogios feitos à Unicamp pelo Renato Fenili, subsecretário de Gestão do Estado de São Paulo. Ficou muito claro que a equipe da Unicamp se dedicou e ainda está se dedicando para a implantação da Nova Lei de Licitações e Contratos”, destacou o capitão da PM Juliano Mondin, do Comando de Policiamento do Interior 2, sediado em Campinas. “Posso afirmar que o caminho da Polícia Militar no aprendizado da nova lei tem sido facilitada porque vocês desbravaram e abriram um percurso nesse novo cenário das contratações públicas”, declarou.

Segundo a capitã da PM Carolina Padua Rosa, do Comando de Policiamento do Interior 9, sediado em Piracicaba, o curso deixou a equipe muito mais  preparada e capacitada para promover as compras dentro da Polícia Militar. “Agradecemos todo o carinho e a atenção, todas as explicações e o tempo despendido. Esperamos que nos recebam novamente com outros  treinamentos, pois esse foi de suma importância para nós”, declarou.

As ações de capacitação oferecidas pela DGA nessa parceria com a Polícia Militar não se limitam a essas duas turmas do treinamento. Há previsão de um treinamento sobre a dispensa de licitação na Lei Federal nº 14.133/2021. Esse curso deve ser ministrado pelo também servidor da DGA Pedro Henrique de Oliveira Santana, no próximo dia 25.