Unicamp instala Conselho de Governança de TIC

O GovTIC é o órgão deliberativo que deverá aprovar políticas, diretrizes e o Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação da Unicamp

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e a coordenadora-geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, participaram, na quinta-feira (11), da cerimônia de abertura da 1ª reunião ordinária do Conselho de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (GovTIC) da Unicamp.

Instituído pelo Conselho Universitário em setembro passado, o GovTIC é o órgão deliberativo que deverá aprovar políticas, diretrizes e o Plano Diretor de TIC da Unicamp, formulados pela Diretoria Executiva de Tecnologia de Informação e Comunicação (Detic). O Conselho irá, ainda, monitorar e avaliar implementações e resultados.

“Hoje é um dia auspicioso para todos nós, pois marca a conclusão da primeira etapa da jornada de reestruturação da área de TIC da Unicamp, com a criação da Diretoria Executiva de Tecnologia de Informação e Comunicação (Detic) e, agora, com a instalação do conselho de governança”, disse Ricardo Dahab, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação e presidente do GovTic. “Esta é a primeira vez que órgãos deste quilate são criados na Unicamp de forma clara e concertada, em consonância com o Conselho Universitário”, lembrou.

“Além do evidente papel de disponibilizar de forma confiável e segura o substrato para armazenamento, processamento e de comunicação da informação — e, portanto, para a consecução das atividades-fins da universidade —, as tecnologias da informação são hoje impulsionadoras de produção de novos conhecimentos”, afirmou o professor.

A assessora docente da Detic e vice-presidente do GovTic, Islene Calciolari Garcia, disse que os órgãos devem trabalhar de maneira participativa e colaborativa de forma a encarar os desafios da atualidade.

“O Centro de Computação é um nome histórico. Faz-nos pensar em um prédio, no alto de um morro, onde a computação acontece. Mas hoje em dia a computação é ubíqua. Ela é distribuída e integrada, e a área de TIC deverá trabalhar em um modelo que combine com essa nova realidade”, disse a professora. “Ressalto, aqui, a estrutura mais representativa e democrática da Detic e do GovTIC. Nós esperamos o contraditório, mas que venha com respeito, embasamento e espírito construtivo”, pediu.

O Conselho irá, ainda, monitorar e avaliar implementações e resultados da política de Tecnologia de Informação e Comunicação

Nova estrutura

“Trata-se de um marco para a Universidade”, disse o reitor Antonio Meirelles, na cerimônia de abertura. “Um processo como este aumenta a responsabilidade, mas cria esperança. Temos desafios imensos na área de sistemas; do gerenciamento da área da saúde, de toda a área educacional, e temos, definitivamente, de incorporar de uma forma intensa as ferramentas de informática no nosso processo de ensino”, afirmou.

Para o reitor, a Universidade tem capacidade de formação que pode ser potencializada. “Se conseguíssemos harmonizar melhor as ferramentas de informática em nossas atividades de ensino, teríamos melhores condições para formar muito mais gente e, com isso, nos legitimar ainda mais perante a sociedade”, pondera o reitor.

A coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, disse estar entusiasmada com a instalação da nova estrutura. “Trata-se de uma ação fundamental para que possamos manter a Unicamp como uma universidade moderna, inovadora, eficiente e ética”, disse ela.

Composição

O Conselho GovTIC será composto por sete membros indicados pelo reitor, vinculados à CGU (Coordenadoria Geral da Universidade) e às Pró-Reitorias e Diretorias Executivas, com exceção da Detic; haverá sete servidores da Carreira Paepe (Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão), responsáveis pelas áreas de TIC dos órgãos Hospital da Mulher Caism, Diretoria Acadêmica, Diretoria Geral da Administração, Diretoria Geral de Recursos Humanos, Hospital das Clínicas, Sistema de Bibliotecas da Unicamp e Sistema de Arquivos da Unicamp, indicados pelos dirigentes; sete diretores de unidades de ensino, pesquisa e extensão indicados pelo reitor e aprovados pelo Consu, representando as grandes áreas de conhecimento; e, por fim, dois servidores da Carreira Paepe, eleitos pelo conjunto de servidores do eixo função profissional de TIC nos segmentos médio e superior.