Comitiva diplomática italiana visita Unicamp para conhecer ecossistema local

Interlocução com a Universidade é estratégica para relação Brasil-Itália, diz subsecretária de Relações Exteriores da Itália, Maria Tripodi

No ano em que se celebram os 150 anos da imigração italiana no Brasil, o fortalecimento das relações da Unicamp com instituições de ciência e tecnologia italianas foi defendido pela subsecretária do Ministério das Relações Exteriores italiano, Maria Tripodi. A diplomata e o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, estiveram na Unicamp na manhã desta quarta-feira (10) para conhecer o ecossistema da Universidade.

A missão diplomática, que incluiu também o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, e representantes de entidades de fomento às relações entre os dois países, foi recebida pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles e pela vice-reitora, Maria Luiza Moretti, na Agência de Inovação da Unicamp. Na visita, conversaram sobre colaborações e possíveis formas de estreitar ainda mais as relações entre a Unicamp e o governo italiano.

“Sinto-me encantada com o trabalho de excelência científica que vocês fazem”, disse Tripodi, após assistir ao vídeo institucional da Universidade, no qual são apresentados a estrutura física e os principais eixos a que se dedica a Unicamp no ensino, pesquisa, extensão e inovação. Tripodi destacou o entusiasmo e o particular pedido do chanceler Antonio Tajani para que visitasse a Universidade em sua passagem pelo Brasil.

O reitor Antonio Meirelles e a subsecretária do Ministério das Relações Exteriores italiano, Maria Tripodi: laços históricos e culturais entre os dois países

O reitor da Unicamp ressaltou os laços históricos e culturais entre os dois países. Meirelles frisou a importância do Brasil no cenário internacional, especialmente em desenvolvimento econômico sustentável e inovação. “A visita da subsecretária, que participa do centro da política italiana nas relações com os outros países do mundo, amplia o potencial de parcerias. A Unicamp possui tradição na área de inovação e uma estreita relação com o setor empresarial, com realizações que, de fato, podem contribuir nesse contexto”.

O diretor-executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, e o diretor executivo de Relações Internacionais da Unicamp, Osvaldir Taranto, apresentaram informações sobre a Unicamp e suas formas de conexão com outras instituições de pesquisa e empresas. Atualmente, a Unicamp possui cerca de 40 convênios ativos com mais de duas dezenas de instituições italianas parceiras.

Segundo a subsecretária, a rede diplomática italiana vê o interesse, por parte do país europeu, em se aproximar de instituições de ciência e tecnologia do Brasil e da América Latina com “conexões cada vez mais fortes”.

“É necessária essa interlocução com universidades como a Unicamp, que têm um repertório e uma densidade científica muito elevada. Dessa forma, é possível criar mais cooperação entre os dois países para o desenvolvimento de tecnologias e melhores práticas científicas”, disse Maria Tripodi.

O diretor-executivo associado da Inova Unicamp, Renato Lopes apresentou informações sobre a Unicamp e suas formas de conexão com outras instituições de pesquisa e empresas

Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campinas; da Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), órgão intergovernamental com sede em Roma; da SIMEST, que apoia a internacionalização de empresas e do ICE Brasil, agência de fomento a exportações.