Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Faculdade de Enfermagem da Unicamp inaugurou neste dia 1º de abril um espaço de vivência que leva o nome da professora Maria Filomena de Gouveia Vilela – que era carinhosamente chamada de “Mena” pelos amigos e que morreu em 27 de janeiro deste ano. Localizado numa área verde externa do prédio da unidade, o espaço será destinado ao convívio da comunidade da Faculdade. 

Cerimônia de inauguração do espaço Maria Filomena de Gouveia Vilela, na Faculdade de Enfermagem (Foto: João Marques)

Mena atuou com determinação na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Campinas; coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste e membro ativo do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). Além disso, por muitos anos, foi apoiadora do Conselho dos Secretários de Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems-SP).

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração do espaço, o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles; a diretora da Faculdades de Enfermagem, professora Roberta Cunha Matheus Rodrigues; a professora Dalvani Marques, que representou a área de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem; e o professor Rubens Bedrikow, viúvo de Mena. O evento contou também com as participações do professor Erich Vinicius de Paula, diretor associado da Faculdade de Ciências Médicas; do professor Herling Gregorio Aguilar Alonzo, que foi coordenador do curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, no qual Mena atuou; do pastor João Silvio Rocha, do Hospital de Clínicas da Unicamp; além de docentes, colegas da área de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem e familiares da professora homageada.

Ir para o topo