Inova Unicamp marca presença em eventos sobre internacionalização

A Incamp e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp também participaram da Conferência da Iasp América Latina e do South Summit, em Porto Alegre

Gestores da Inova Unicamp, do parque científico e da Incamp estiveram presentes, na última semana, em dois eventos que trataram de internacionalização

A internacionalização é um dos pilares do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da sua gestora, a Agência de Inovação da Unicamp Inova Unicamp. Visando otimizar esse aspecto e potencializar as conexões com as demais instituições globais, gestores da Inova, do parque científico e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) estiveram presentes, na última semana, em dois eventos que trataram do tema.

A agenda começou, nos dias 18 e 20 de março, com a conferência da International Association of Science Parks (Iasp), uma associação internacional de parques científicos e áreas de inovação. Após esse evento, chamado Conferência da Iasp América Latina, os representantes seguiram para o South Summit, nos dias 20 a 22 de março. Os dois encontros, realizados em Porto Alegre (RS), buscaram ampliar o debate sobre inovação.

Este ano, o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp participou da conferência na qualidade de membro da Iasp. Além do complexo científico da Universidade, marcaram presença parques tecnológicos e de investigação de outras instituições, áreas de inovação, clusters e incubadoras de empresas, incluindo stakeholders da indústria da inovação.

Durante os dois dias de conferência, as discussões giraram em torno dos planos e dos investimentos para conectar a América Latina com o cenário externo de inovação. As conversas, travadas nos mais variados segmentos, contaram com painelistas de diversas regiões do globo, incluindo Estados Unidos e Europa.

Para contemplar vivências locais, atores envolvidos na transformação de Porto Alegre e de outras regiões do Rio Grande do Sul também compartilharam suas experiências e desafios relativos aos ecossistemas tecnológicos da região. Além dos debates, a programação do evento também incluiu visitas técnicas a locais de inovação de Porto Alegre.

“Representar a Inova Unicamp e o Parque Científico e Tecnológico nesses espaços é mais uma oportunidade de levar o trabalho desenvolvido para além das fronteiras regionais. A conferência, por exemplo, foi um evento essencial para estabelecer parcerias e verificar oportunidades futuras de conexão e ampliação da internacionalização”, explica Ana Frattini, diretora-executiva da Agência de Inovação da Unicamp.

Internacionalização do parque da Unicamp

A parceria com o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp foi firmada no fim de 2023, após a participação da Inova Unicamp na 40ª Conferência Mundial da Iasp. A entrada do parque científico na Iasp busca ampliar o impacto da Universidade em termos de visibilidade, internacionalização e presença em ecossistemas externos.

O evento permitiu estreitar uma parceria iniciada há alguns meses com foco em ampliar a representatividade do parque em outros ambientes.

South Summit

Planejada em uma semana estratégica para Porto Alegre, a programação da Conferência da IASP América Latina conectou-se com a do South Summit Brazil 2024. A agenda interligada teve como objetivo proporcionar aos participantes uma compreensão mais profunda da aliança de inovação como um caso de desenvolvimento regional.

O South Summit acontece anualmente na capital gaúcha e é voltado a um público com interesses similares aos dos particiantes da conferência da Iasp, uma vez que contempla empresas líderes mundiais, startups, investidores e instituições que querem acelerar a inovação.

Na edição deste ano, esse segundo evento reuniu 600 palestrantes, mil investidores e 140 fundos de financiamento, 40 deles internacionais. Ao todo o South Summit, segundo estimativas, somou 24 mil participantes e 7 mil empresas.

Para a Inova Unicamp, o conteúdo exposto nos dois eventos contribuiu para ampliar não apenas sua rede de conexões, mas também sua perspectiva sobre o cenário de inovação de outras regiões.

Leia matéria na íntegra publicada no site da Inova Unicamp.