| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 338 - 25 de setembro a 1 de outubro de 2006
Leia nesta edição
Capa
Candidatos e Sustentabilidade
Canoa antiga
Cartas
10 mil teses digitais
Ceset
Indice Brasil de Inovação
Iniciação científica
Intel
Yaro Burian
Som da orelha
Monja Coen no Caism
Urbanização
Negras e mulatas
Girassóis
Lançamento
Informática
Painel da semana
Teses
Livro
Unicamp na mídia
Portal Unicamp
Marília de Andrade
Maratona de desenho
 

10

Destaques do Portal da Unicamp

Biocombustíveis atraem californianos ao IFGW
Uma comitiva composta por 15 californianos, entre pesquisadores e investidores, visitou o Laboratório de Hidrogênio da Unicamp e o Centro Nacional de Referência em Energia de Hidrogênio (Ceneh), ambos do Instituto de Física Gleb Wataghin. O grupo veio ao Brasil para conhecer as melhores referências de energia renovável e de biocombustível do mundo, como o programa da Unicamp. A idéia é saber como o país tornou-se auto-suficiente na produção de combustível. A visita continuou em outros centros de reconhecida qualidade em Piracicaba, Catanduva e Rio de Janeiro.

A meta do governador da Califórnia, o ator Arnold Schwarzenegger, é desenvolver um plano de ação em bioenergia e incrementar a produção de biodiesel no estado em 20% até 2010, 40% até 2020 e 75% até 2050. Atualmente, a Califórnia produz apenas 5% dos 900 milhões de galões de etanol que consume. “Um dos interesses é conhecer a produção de hidrogênio através do álcool, isso porque nos EUA o álcool é produzido a partir do milho, que tem um custo mais elevado que a cana-de-açúcar. Lá o cultivo da cana ocorre apenas em área restrita, sobretudo no Havaí e no sul”, relata Cristiano Silva Pinto, técnico do Ceneh, que recebeu os visitantes.

Feira traz oportunidades de intercâmbio estudantil
Alunos de graduação e principalmente de pós-graduação tiveram, no dia 19 de setembro, na praça da Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp, a oportunidade de conhecer as possibilidades de estudar em universidades alemãs. O evento, realizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pelo Ministério Alemão da Educação e Pesquisa (BMBF), trouxe para a Unicamp estandes de sete universidades, um estande da agência francesa EduFrance, que veio a convite das universidades alemãs, um do consulado alemão e outro representando o DAAD. Segundo Marcio Weichert, assessor de marketing e comunicação do DAAD, o serviço representa 280 universidades alemãs, o que significa 2/3 do total.

Para Weichert, o grande objetivo desse intercâmbio é estabelecer parcerias e cooperação entre as universidades alemãs e brasileiras. Também foram realizadas. Informações no DAAD: (11) 3061-5331 ou daad_sao_paulo@daad.org.br

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP