| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 313 - 20 de fevereiro a 5 de março de 2006
Leia nesta edição
Capa
Artigo
Voltar a Eirunepé
Impressões do Repórter
Programação 40 anos
A Unicamp dos calouros
Serviços, espaços e convívios
O Mandarim 4
O Mandarim 5
Periodontite: riscos na gravidez
Editora: Blaue Blume
Vida Universitária
Teses
Painel
Negócio também é cultura
Legado de Lattes
 

10

Editora da Unicamp
lança Blaue Blume

JEVERSON BARBIERI

divulgação: capa do livroA Editora da Unicamp promove o lançamento oficial da edição brasileira de Blaue Blume, material didático para o ensino de alemão, no dia 15 de março, às 16 horas, no Auditório da Biblioteca Central (BC). Para o professor Paulo Oliveira, do Centro de Ensino de Línguas (CEL) da Unicamp, essa obra vem ao encontro das necessidades específicas de um público atendido apenas marginalmente pela grande maioria dos materiais didáticos disponíveis no mercado. “São aprendizes adultos, de formação universitária, cujo interesse pela língua não está em uma viagem turística ou estadia no exterior, mas sobretudo na cultura alemã, com seus desdobramentos técnicos e científicos”, afirma.

Mentor do projeto no Brasil, Oliveira destaca a importância de uma editora universitária aceitar a incumbência da publicação de material didático para o ensino de línguas. “Isso é muito significativo porque ocorre em um momento de grande escassez de novas publicações brasileiras na área de alemão”, informa o professor, lembrando que desde a década de 1970 não se publica no país material didático desse tipo e abrangência.

Paulo Oliveira observa que a obra surge no momento importante em que se discutem uma nova política de línguas e abordagens didáticas diferenciadas para a Unicamp. A proposta é atender as necessidades específicas do público alvo através de uma metodologia condizente com o contexto da língua estrangeira, com ênfase maior na recepção, porém contemplando todas as quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever). Segundo o coordenador, os motivos que levaram a Editora da Unicamp a aceitar a proposta foram, portanto, de natureza acadêmica. Trata-se, segundo ele, de disponibilizar um material didático que atende a muitas das exigências levantadas pela proposta de uma nova metodologia de ensino de línguas para a Universidade.

Outro aspecto fundamental da obra é o uso da língua portuguesa como metalinguagem, o que facilita muito uma aprendizagem autônoma. Em cada uma das 54 unidades existe um texto introdutório em português que traz informações socioculturais, define os objetivos de aprendizagem e fornece dicas de trabalho. O núcleo das unidades é composto de textos originais, cujo interesse sociocultural e histórico minimiza o risco de envelhecimento precoce da obra.

O material didático, que contempla 360 horas/aula ou seis semestres, será comercializado em um pacote contendo o Livro do Curso, o Manual do Estudante e três CDs de áudio, a um custo total de R$ 200,00. Porém, até o dia 27 de março, o material poderá ser adquirido nas livrarias da Editora da Unicamp (IEL e Biblioteca Central) com desconto de 40%, ao valor de R$ 120,00. Blaue Blume contempla o programa de língua alemã do catálogo da graduação da Unicamp com oferecimento previsto nos próximos semestres, nas disciplinas Alemão I - VI (LA114-614) e Alemão Semipresencial I - V (LA134-534).

Como o material pode também ser usado em regime autodidata, os interessados em trabalhar dessa forma contarão com suporte adicional via internet (TelEduc), através do curso Alemão com Blaue Blume, no servidor de Ensino a Distância do CCUEC. Nesse contexto, estão previstas algumas reuniões presenciais sob a responsabilidade dos professores do CEL, ao longo do semestre letivo. As inscrições podem ser feitas a partir do endereço http://www.ead.unicamp.br/~teleduc/

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP