Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 242 - de 1º a 07 de março de 2004
Leia nessa edição
Capa
Artigo: crescimento e emprego
Trabalho: virado do avesso
Juniores: um grande negócio
Os melhores talentos
A vida acadêmica pulsando
Unicamp: ensino e pesquisa
Unicamp: do sonho à realidade
Biogás: potencial energético
Painel da semana
Unicamp na mídia
Oportunidades
Teses da semana
Estudantes latino-americanos
Histórias que estão no gibi
 

10

Unicamp na mídia

O Estado de S. Paulo
16 de fevereiro - Pesquisadores da Unicamp criaram compostos sintéticos que reproduzem a atividade de anticorpos, enzimas, células, receptores e outros componentes biológicos, informou a Agência Fapesp. Com eles, será possível produzir biossensores como os que medem o nível de glicose dos diabéticos no glicosímetro portátil vendido em farmácias.

15 de fevereiro - A primeira clonagem comprovada de um embrião humano não ocorreu na Coréia do Sul por acaso. O pioneirismo em um dos campos mais disputados e promissores da biomedicina é resultado de um esforço coordenado de investimento nacional em pesquisa e desenvolvimento, diz o reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz.

Diário de S. Paulo
17 de fevereiro - O Centro de Reprodução Humana da Unicamp está recrutando voluntárias para testar uma vacina contra o HPV — vírus do papiloma humano que pode causar câncer no colo do útero. Esse tipo de câncer é o segundo tipo mais comum do mundo. Os voluntários terão a vantagem de se imunizar antes de o produto chegar ao mercado.

Gazeta Mercantil
17 de fevereiro - O mineiro Bonsucesso, banco especializado em linha de crédito com consignação em folha de pagamento, obteve em 2003 o melhor resultado financeiro de seus 12 anos de operação. Os contratos assinados no ano passado para empréstimo com desconto em folha para servidores das prefeituras de São Paulo e Campinas (SP) e para funcionários da Unicamp foram os principais responsáveis pelos resultados positivos do banco.
qO Globo

15 de fevereiro - Você vai viajar amanhã e hoje já está com mãos frias e respiração acelerada? Você faz parte do grupo de 100% de pessoas que sofrem com os efeitos do estresse. A reação de estresse pode ser dividida em três fases: a de alarme ou excitação ocorre quando o organismo percebe e reconhece o estímulo como estressante, e caracteriza-se por aumento da capacidade orgânica em responder ao agente agressor — explica Fernanda Klein, doutora em fisiologia e professora da Unicamp — Se o estímulo for mantido, a capacidade de reação diminui e o organismo desenvolve mecanismos adaptativos. Esta é a fase de resistência.

Agência Brasil
16 de fevereiro - Borboletas, mariposas, camaleões e muitas outras espécies animais, ao menor sinal de aproximação do inimigo, mudam de cor ou de forma para se tornar parecidos com o ambiente ao redor e confundir os predadores. Essa capacidade de imitação, conhecida como mimetismo, inspirou pesquisadores da Unicamp a criar compostos sintéticos que reproduzem, com vantagem, a atividade de anticorpos, enzimas, células, receptores e outros componentes biológicos, fundamentais para o funcionamento dos biossensores, como aquele que mede o nível de glicose dos diabéticos, o glicosímetro portátil vendido em farmácias.

Valor Econômico
16 de fevereiro – A declaração que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez na semana passada, defendendo a flexibilização da legislação trabalhista, incluindo a substituição da multa de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o fim do adicional de um terço a que os trabalhadores têm direito durante as férias, dividiu a opinião de especialistas e minou as relações com as centrais sindicais, que criticaram as colocações do presidente. O pesquisador Waldir Quadros do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, classificou como “estapafúrdia” a flexibilização como instrumento de geração de empregos no país, conforme proposto pelo presidente. “A principal questão é o crescimento da economia. Com crescimento se gera emprego. Flexibilizar apenas não é a solução para o problema”, diz.

 

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP