Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10-11 12-13 14 15 16

Jornal da Unicamp - Março/Abril de 2000


Página 16

Novo ritmo para a dança
Grupo da Unicamp brilha em festival de dança internacional

Isabel Gardenal

"O propósito do homem é sua existência festiva, não no sentido de empanturramento ou do despropósito, mas como meio de desenvolver sua personalidade, de alçá-lo às esferas da vida que o distinguem dos animais irracionais", Rudolph Von Laban

T
eórico da dança e coreodramaturgista, o trabalho de Rudolf Von Laban – autor do texto acima – era a busca dos "ritmos naturais do corpo", que expressariam os estados mentais e emocionais das pessoas e libertariam a dança das cadências da música. Por isso, seus trabalhos têm um sentido amplamente humanista, esperançoso e celebratório.

A busca de Laban, húngaro que criou na Alemanha suas famosas "fazendas de dança" (ver texto nesta página), encontra um amplo reflexo no Grupo Interdisciplinar de Teatro e Dança (GITD) e no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) da Unicamp. Eles representaram o Brasil no maior festival do mundo dedicado a Laban, que aconteceu em Bolonha, na Itália, em dezembro do ano passado. Essa identificação foi assunto, por exemplo, do Jornal italiano La Reppublica, que publicou, por ocasião da passagem do grupo na cidade, reportagem denominada "O gênio de Laban dançado no Brasil" ("Quel gênio di Laban danzato in Brasile"). O grupo arrancou aplausos entusiasmados de uma platéia de especialistas no Teatro San Martino e no Palazzo Marescotti de Bolonha e muitos outros elogios da imprensa. Foram dois dias de casa cheia, sendo um deles em horário nobre, às 21 horas, e aberto ao público.

Coordenados pela professora do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA) da Unicamp e diretora teatral Joana Lopes, os trabalhos seguiram métodos de composição dramatúrgicas idealizados por ela, que integra há anos o corpo de professores convidados da Universidade de Bolonha. Os trabalhos também foram apresentados teoricamente durante uma conferência e reconhecidos como elaboração pessoal e criativa dos princípios de Rudolf Laban. "Os resultados foram muito positivos e refletiram o preparo dos nossos estudantes, bem como a capacidade de envolvimento deles com o público", comemora Joana, enfatizando que ambas apresentações são originais, baseadas em pesquisa desenvolvida pelo GITD e Nics.

Trabalho interdisciplinar – Quatro professores que desenvolvem pesquisa no Nics juntaram suas habilidades pessoais e técnicas em favor da multidisciplinaridade. Os efeitos desse trabalho puderam ser sentidos em Jogos Arcaicos de DeO e Elemen-taridades. O primeiro, inspirado em Othelo, de Shakespeare, utiliza uma estética lúdica para revelar uma metáfora política.

Neste projeto, investigou-se o jogo como elemento essencial para a construção cênica, realizando a aproximação entre ator e bailarino por meio da linguagem coreodramatúrgica dos estudantes do IA Luiz Andrade, Theda Cabrera e Andrezza Moretti. Para Luiz, o trabalho quer mais que a mera aprovação das pessoas. "Quisemos provocar algum tipo de reação e questionamento em relação a Laban e como as pessoas podem utilizar sua proposta num processo de criação. Afinal, existem diversas formas de interpretação", destaca.

Já a peça Elementaridades veio à luz pelo projeto "Elementaridades: uma representação labaniana da estrutura da matéria do universo", elaborado pelos professores Adolfo Maia, do Instituto de Matemática da Unicamp, e Jônatas Manzolli e do compositor Raul do Valle, ambos do Nics e professores do IA. Relacionando física à arte, a peça mostra com a dança e a música conceitos derivados da teoria de partículas elementares, blocos fundamentais que constituem a matéria do universo. No elenco, as mesmas três jovens promessas no campo da atuação – Luiz Andrade, Theda Cabrera e Andrezza Moretti.

A propósito, os resultados não foram somente bem-sucedidos pela exibição das performances. Paralelamente a essa pesquisa, a diretora Joana Lopes realizou uma leitura dramatúrgica do trabalho musical que compôs o pano de fundo das apresentações. A gestualização sonora foi planejada a partir de um repertório de três músicas – "Tríptico", "Mutações" e "Estrias IV" – compostas por Raul do Valle. Em Elementaridades, a pesquisa conjunta dos professores Raul, Adolfo e Jônatas criou música utilizando composições algorítmicas por meio de software produzido no Nics específico para esse tipo de trabalho. O projeto incluiu a participação de matemáticos, físicos, coreógrafos e compositores.

Segundo Adolfo, as obras musicais têm autonomia em relação aos espetáculos, mas a integração foi bastante forte, por meio da interdisciplinaridade. "O resultado de quatro visões diferentes resultou em um produto de nível internacional", elogia. E a pesquisa continua: o professor Raul do Valle apresentará na Espanha, onde permanecerá por seis meses, a pesquisa Jogos Arcaicos de DeO e Elementaridades. Além disso, a Unicamp recebeu uma proposta para que DeO seja mostrado na Bienal da França.

Rudolf Von Laban
(1879-1958)

Nascido no império austro-húngaro, Rudolf Von Laban inicialmente estudou arte e arquitetura em Paris, mas, após trabalhar em encenações nos carnavais de Munique, na Alemanha, decidiu dedicar-se à dança. Como uma reação às técnicas de dança da época, Laban criou a escola de dança expressionista alemã, que direcionou o gênero na Alemanha durante os anos 20 e 30. Professor e coreógrafo, organizou várias escolas na Europa e viajou pela Alemanha inteira com sua companhia. Entre seus discípulos estão Mary Wigman e Kurt Jooss, dançarinos e coreógrafos que fundaram suas próprias companhias. Laban se interessava pelos "coros de movimento", danças grupais celebratórias realizadas em espaços rurais que davam aos dançarinos amadores "uma experiência compartilhada de movimento e senso de comunidade". Paralelamente, desenvolveu um sistema de notação de movimentos, a "labanotação", e investigou os princípios do movimento para encontrar um meio de organizar e analisá-los. Ocupou postos importantes sob o regime nazista, mas caiu em desgraça junto ao regime em 1936, quando mudou-se para a Inglaterra, onde passou o restante dos seus anos.


© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail: webmaster@unicamp.br