Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10-11 12-13 14 15 16

Jornal da Unicamp - Março/Abril de 2000


Página 14

LIVROS
Entrelinhas da educação

Ulisses F. Araújo

Educação em Pauta. Este é o título de uma nova coleção publicada pela Editora da Unicamp, em co-edição com a Editora Moderna. Partindo de trabalhos recentes de pesquisadores brasileiros e estrangeiros das áreas de Educação e de Psicologia, ela se propõe a trazer para o centro do debate educacional brasileiro a contribuição de autores preocupados em resignificar o papel da escola na sociedade atual, seus conteúdos e as relações estabelecidas entre as pessoas que convivem dentro do universo escolar. É uma coleção, portanto, voltada para a formação de professores de todos os níveis de ensino e para pesquisadores das áreas de Educação e Psicologia.

A rapidez das transformações sociais decorrentes dos processos de globalização e os novos paradigmas que vêm impregnando o modelo atual de ciência solicitam uma reorganização dos tempos, espaços, métodos e até mesmo dos princípios sobre os quais se assenta a estrutura curricular das escolas. Ao coordenar a coleção, juntamente com as editoras envolvidas no projeto, existe a preocupação de oferecer aos educadores e pesquisadores dessas áreas perspectivas teóricas e práticas que lhes auxiliem neste processo de resignificação.

Para atingir tal objetivo, a proposta é publicar no período de três anos 20 livros, distribuídos nas três séries que compõem a coleção: Escola & Democracia, Temas Transversais, e Teoria & Tendências. Até o momento já foram editadas quatro obras, estando previsto o lançamento de outras oito durante o ano de 2000.

Escola & Democracia - Nesta série, serão publicados trabalhos que têm como objetivo a construção de uma realidade escolar mais democrática e contemplam: a construção de relações interpessoais democráticas, a transformação dos conteúdos escolares, a reestruturação do espaço e das instituições escolares e a construção da cidadania.

Nesta mesma série, já saiu publicado "Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola", de autoria da professora Montserrat Moreno, da Universidade de Barcelona. Este livro analisa a presença do sexismo na escola e propõe que sejam rechaçados e criticados quaisquer fundamentos científicos em nome dos quais se discrimina a mulher. Ainda este ano sairá publicado um livro que discute com professores como trabalhar Assembléias de Classe e como fomentar a participação dos estudantes no funcionamento das instituições escolares, de autoria do professor Jose Maria Puig, da Universidade de Barcelona. Por fim, será publicado o livro "Pensando e Fazendo Educação de Qualidade", organizado pela professora Maria Teresa Eglér Mantoan, da FE/Unicamp.

Temas transversais - A partir da importância que os chamados temas transversais em educação começam a ter na organização da estrutura curricular de nosso sistema educacional, a série objetiva publicar o trabalho de pesquisadores que tenham contribuições teóricas e práticas para a implementação desta concepção na realidade brasileira. Ela parte do princípio de que a escola deve estar voltada para os interesses cotidianos da maioria da população e que conteúdos como ética, sexualidade, meio ambiente e os sentimentos devem constituir o eixo vertebrador de sua estrutura curricular.

Dentro desta série o primeiro título publicado chama-se "Falemos de sentimentos: a afetividade como um tema transversal". As autoras são as professoras da Universidade de Barcelona Montserrat Moreno, Genoveva Sastre, Aurora Leal e Maria Dolors Busquets. Elas afirmam que os aspectos cognitivos e afetivos da personalidade não constituem dois universos opostos e não há nada que justifique voltar a educação para somente um deles. Assim, propõem que a afetividade seja trabalhada como tema transversal em sala de aula.

Este ano deverão ser editados cinco livros da série, sendo que dois sairão ainda no primeiro semestre. O primeiro, "Sexualidade(s) e Infâncias: a sexualidade como tema transversal", é de autoria das professoras Ana Maria Faccioli de Camargo (FE/Unicamp) e Cláudia Maria Ribeiro (Uflavras). O segundo, "A matemática e os temas transversais em educação", utiliza os conceitos da etnomatemática e foi escrito pelos professores Geraldo Pompeo e Alexandrina Monteiro. Ainda este ano será publicado o livro "Os Direitos Humanos na sala de aula: a ética como tema transversal", de autoria de Ulisses F. Araújo (FE/Unicamp) e Júlio Groppa Aquino (USP), e outros dois livros de professores da FE/UNICAMP relacionados à temática ambiental e ao ensino de artes, de autoria dos professores Ivan Amorosino Amaral e Célia Maria de Castro, respectivamente.

Teorias & Tendências - A Série Teorias & Tendências é voltada para a publicação de trabalhos que tragam novas contribuições para a compreensão do funcionamento psíquico e/ou das relações sociais humanas, ao mesmo tempo que incorporam reflexões sobre a forma como esse funcionamento interfere nas relações escolares e/ou nos processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem.

Já estão publicados dois livros, "Conto de escola: a vergonha como um regulador moral", de Ulisses F. Araújo, que aborda o papel que a vergonha desempenha na moralidade humana, sua influência na maneira de julgar e agir sobre conteúdos de caráter moral e discute como esse sentimento se reflete na educação e nas relações entre professores e alunos. "Alterando o destino: por que o passado não prediz o futuro" foi escrito pelo norte-americano Michael Lewis. De acordo com o autor, tal como o mundo em que vivemos, o ciclo vital humano é imprevisível, cheio de acasos, catástrofes e encontros casuais. E, ao contrário do que afirma o clássico paradigma da Psicologia e da Educação, as experiências vividas na infância não determinam o que uma pessoa será quando adulta nem limitam o que ela poderá fazer no futuro. Ainda no primeiro semestre será lançado o livro "Conhecimento e Mudança: os modelos organizadores na construção do conhecimento". Escrito por professoras da Universidade de Barcelona e da Universidade de Genebra, ele propõe uma síntese entre a Epistemologia Genética e as teorias cognitivistas, possibilitando a constituição de uma teoria da complexidade em Psicologia.

Enfim, a Coleção Educação em Pauta vem cumprindo seu objetivo de contribuir para a construção de uma nova realidade educacional no Brasil, mais democrática, tendo como fundamento paradigmas científicos que rompem com a fragmentação do conhecimento e dos conteúdos escolares tradicionais.

Ulisses F. Araújo é professor e coordenador da Área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenador da Coleção Educação em Pauta.


© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail: webmaster@unicamp.br